Ministérios lançam edital para estimular Feiras de Ciências e Mostras Científicas no País

Publicado em 01 de novembro de 2011 às 10h22min

Tag(s): MCTI e MEC



Os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o da Educação (MEC) lançaram edital, de nº 25/2011, em que seleciona propostas para apoiar a projetos que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.
Na prática, o edital tem por objetivo estimular a realização nacional de Feiras de Ciências e Mostras Científicas (estadual, municipal e distrital) para a melhoria dos ensinos médio, técnico e fundamental; e despertar vocações científicas e tecnológicas.
Sondagens iniciais dos técnicos do MCTI mostram forte interesse de instituições de ensino em participar. Cerca de 350 entidades já procuraram o ministério com projetos de feiras de ciência, em busca de financiamento.
O destino dos R$ 3 milhões será definido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), parceiros do ministério no programa. A intenção é de que o programa comece a liberar os recursos no início de 2012.
"Precisamos popularizar as ciências, mostrar aos brasileiros a importância do cientista, não só para o desenvolvimento técnico ou biológico, mas também para tratamento médico e prevenção de desastres naturais", diz Luiz Antonio Elias, secretário-executivo e ministro em exercício do MCTI.
Segundo Elias, a prioridade do ministério é "inverter o quadro histórico" no desenvolvimento tecnológico e científico do país - tradicionalmente importador de bens e serviços com maior valor agregado. Iniciativas como o programa de disseminação de feiras de ciências nas escolas públicas e a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), lançada no mês passado, vão em direção à meta acordada entre Dilma e Mercadante de implementar gestão "mais ativa" no ministério.
"Antes, no entanto, de pensar em disputar mercado com o conhecimento e os produtos externos, precisamos gerar uma dinâmica interna", afirma Elias. "Por isso é central atuar em escolas públicas, que é onde é formada a maior parte dos trabalhadores brasileiros".
As inscrições que começaram em 21 de outubro vão até o dia 5 de dezembro. Mais informações e edital em: http://www.cnpq.br/editais/ct/2011/025.htm.

Jornal da Ciência

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]