UFRN pleiteia canal digital junto ao Ministério das Comunicações

Publicado em 01 de dezembro de 2011 às 15h22min

Tag(s): Agecom UFRN



A UFRN pleiteia junto ao Ministério das Comunicações (MINICOM) a concessão de um canal digital para exploração de serviços de radiodifusão em sons e imagens exclusivamente educativos. A documentação exigida foi protocolada pelo superintendente de Comunicação da UFRN, José Zilmar Alves, diretamente no Ministério das Comunicações, em Brasília, neste mês de novembro.
Habilitação
Natal foi uma das três cidades contempladas no primeiro Aviso de Habilitação do Plano Nacional de Outorgas 2011 de emissoras educativas para operar canal digital, publicado no dia 19 de setembro. As outras duas foram Maceió (AL) e Boa Vista (RR).
De acordo com o edital, o prazo para entrega da documentação expirou-se no último dia 21. A proposta da UFRN foi protocolada com um mês de antecedência e agora está sob análise preliminar da Secretaria de Comunicação Eletrônica do MINICOM.
“Creio que está muito próximo de a UFRN começar a transmitir sons e imagens pela tecnologia digital. Enquanto estamos atentos ao marco regulatório, também intensificamos a execução de projetos que contemplam a montagem da estrutura técnica necessária e a capacitação dos recursos humanos para operacionalização do sistema”, informou o superintendente José Zilmar.
Transmissor
Quanto à estrutura técnica, um importante passo foi dado no momento em que a UFRN teve projeto contemplado na chamada pública da FINEP/CT-INFRA para a construção de transmissor digital e sistema irradiante, estimado em R$ 1,7 milhão.
O projeto contemplado envolve pesquisadores de vários grupos e programas de pesquisa, parceiros em polos de excelência em tecnologias e linguagens audiovisuais digitais para televisão aberta, além de grupos e departamentos da UFRN que estão convergindo para o desenvolvimento de ciência e tecnologia em TVDI.

Agecom UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]