Dia Internacional do Trabalhador: comemorar e refletir

Publicado em 30 de abril de 2012 às 10h46min

Tag(s): Dia do Trabalhador



Nesta terça o mundo estará comemorando o Dia Internacional do Trabalhador, data essa que completa 123 anos, desde a sua criação no Congresso da Internacional Socialista, realizado em París, em referência às lutas de operários norte-americanos de Chicago, selvagemente reprimida pela polícia. São 123 anos de muitas lutas, algumas delas sangrentas, que trouxeram conquistas ao conjunto da classe trabalhadora dos países de todo o mundo.
A data remete à importância do trabalhador, como categoria fundamental para a geração de riqueza para a sociedade, posto que seja do seu trabalho, da sua labuta diária que se geram produtos e serviços, que são absorvidos pela sociedade.
No Brasil esse essa data é comemorada desde 1895 e tornada oficial em setembro de 1924. Mas a luta dos trabalhadores brasileiros, feita sob duras condições já que a formação econômica do Brasil tem sido desigual em termos espaciais, e injusta para os trabalhadores, a data tem tido um caráter festivo, mas também de reflexão e protesto.
Para os professores universitários, trabalhadores assalariados que formam uma categoria que tem o potencial de permitir o crescimento e o desenvolvimento do país, o Dia Internacional do Trabalhador, deve ser visto como o dia em que se deve refletir como a categoria, dispersa por sua própria característica, pode organizar-se de forma mais proativa, nas relações com os diversos níveis de governo e com a própria sociedade.
A Diretoria do ADURN-SINDICATO saúda o Dia Internacional do Trabalhador e mais especificamente homenageia os professores que trabalharam diariamente pelo avanço da nossa sociedade com seu trabalho na graduação, suas ações na extensão e na sua produção na área de pesquisa.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]