Carretas viram laboratórios de cursos técnicos públicos

Publicado em 28 de junho de 2012 às 09h45min

Tag(s): UOL Educação



 Quarenta carretas vão servir de laboratórios móveis para as os cursos a distância dos 38 IFs (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia) e dos Cefets (Centro Federal de Educação Tecnológica) de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Elas serão parte da estrutura da Rede e-Tec Brasil, programa do MEC (Ministério da Educação) de EAD (Ensino a Distância) para educação profissional, que conta com mais de 75 mil alunos. Até então, as atividades práticas eram realizadas em instituições públicas ou particulares dos arredores dos polos que ofertam os cursos.
Segundo o MEC, cada caminhão tem capacidade para 18 pessoas e, além de bancadas e armários, seu interior é equipado para atender a diferentes formações. Ao instituto cabe instalar ar condicionado, rede de internet sem fio e televisão na carreta, quando necessário, afirmou Angelo César Lourenço, coordenador do curso de automação industrial do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).
“O material de cada disciplina é oferecido em kits, que são como maletas: é só abrir e realizar a programação das aulas. Cada uma das malas tem processos pré-configurados, que simulam o que acontece na indústria. É possível fazer mais de 30 experimentos, com dificuldades progressivas”, explica Lourenço.
No IFMS, por exemplo, existem duas maletas para as aulas de automação industrial, o primeiro curso a ser beneficiado pelo novo laboratório. De acordo com o coordenador do curso, a primeira é usada para o estudo da pneumática, eletropneumática e automação pneumática, área da ciência que lida com a compressão do ar e de gases. A outra serve para o curso de controladores lógicos programáveis e contém simuladores de sistemas de transporte, de partida de motores, semáforos e outros dispositivos.
Segundo Lourenço, os próximos cursos a serem atendidos pela carreta serão edificações e manutenção e suporte em informática. O caminhão também poderá auxiliar as atividades de cursos presenciais.

Uol Educação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]