Palestra de Leonardo Boff marca abertura do segundo semestre letivo na UFRN

Publicado em 27 de agosto de 2014 às 15h00min

Tag(s): Palestra



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu nesta quarta-feira (27), para proferir a Aula Magna do segundo semestre letivo de 2014, o professor, teólogo e escritor Leonardo Boff. A palestra aconteceu no auditório da Reitoria e teve como tema “Ecologia e o papel da universidade no mundo contemporâneo”.

A presidente do ADURN-Sindicato, Angela Ferreira, esteve presente no evento que teve como objetivo ampliar os espaços acadêmicos para discussões que contemplem uma visão mais humanista na formação profissional dos estudantes da UFRN.

A aula teve início com um breve concerto do grupo UFRN Cellos, em seguida a reitora da UFRN, Angela Paiva, deu as boas vindas à comunidade acadêmica e ao palestrante convidado. Ela se disse muito emocionada por recebê-lo na Universidade e ressaltou a singularidade do momento para a academia, destacando-o como um marco de um novo tempo. Dando continuidade à abertura, a coordenadora do curso de Ecologia da UFRN, Renata Puloso, apresentou oficialmente o palestrante e o convidou para subir ao palco e dar início à aula magna.

Leonardo Boff iniciou sua palestra ressaltando a importância dos novos meios de comunicação para o mundo moderno, ele apresentou um vídeo introduzindo o tema ecologia e em seguida falou sobre a importância do aprofundamento dessa questão, “a terra não precisa de nós, somos nós quem precisamos da terra, então esse é o fato a ser discutido”, disse Leonardo.

O evento foi transmitido ao vivo, por meio de webconferência, para oito polos de Educação a Distância (EaD) da UFRN no interior do estado. O público também dispôs de telões em mais cinco auditórios do Campus Central da UFRN e na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Campus Macaíba.

Leonardo Boff

Conhecido pela sua história de defesa das causas sociais, o teólogo brasileiro, escritor e professor universitário Leonardo Boff (pseudônimo de Genézio Darci Boff), fará 76 anos em dezembro deste ano. Natural de Concórdia, Santa Catarina, Leonardo Boff fez seus estudos em Munique, na Alemanha, e se tornou um expoente da Teologia da Libertação no Brasil.

Boff mantém a ONG Serviço de Educação e Animação Popular (SEOP) em Petrópolis, no Rio de Janeiro, chamada popularmente de “diplomacia popular”. O teólogo destina parte dos direitos autorais de sua produção científica, palestras e conferências para a ONG, que recebe, também, estudantes estrangeiros para prestação de serviços voluntários às comunidades carentes.  

O convidado para a Aula Magna da UFRN publicou 60 obras e, atualmente, dedica-se às questões ambientais, tema sobre o qual escreve, e lançou vídeos sobre ecologia.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]