Com expressiva votação, Consulta aprova acordo salarial e de carreira com o Governo

Publicado em 26 de novembro de 2015 às 14h33min

Tag(s): Campanha Salarial



Em consulta eletrônica, realizada entre os dias 20 e 26 de novembro, os Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovaram a proposta de Carreira e reajuste salarial apresentada pelo Governo no último dia 18 de novembro. Com significativa votação, a consulta registrou 637 votos, onde a expressiva maioria dos professores (92,9%) disseram sim à proposta. Apenas 7,1% disseram não aos itens apresentados pelos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e da Educação (MEC).

Assim que foi encerrada a apuração dos votos, o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, se posicionou sobre o resultado. Para o professor, a celeridade exigida pela dinâmica do processo, que se encerra nesta quinta, fez com que a Diretoria encaminhasse a Consulta Eletrônica da forma que ocorreu. “Diante deste quadro, creio que era nossa responsabilidade utilizar as novas tecnologias de comunicação na consulta aos sindicalizados sobre a posição que o ADURN-Sindicato deveria "levar" para a reunião do PROIFES-Federação, o que é previsto no estatuto da entidade”.

O professor chamou atenção, ainda, para a representatividade da consulta, que permitiu o posicionamento de um número expressivo dos docentes e para sensibilidade dos professores em compreender que, em um cenário difícil como o que o país está atravessando, esse acordo ter sido considerado vitorioso. O dirigente considerou “importante que o ADURN-Sindicato tenha feito essa consulta, que serve também para que o professor se conscientize da necessidade em participar da vida da entidade que o representa”.

Na tarde desta quinta-feira, 26 de novembro, o PROIFES-Federação reunirá as entidades filiadas para contabilizar os resultados das votações sobre aceitação ou não da proposta do governo. Se o resultado for “sim”, será debatido o termo de acordo e sua assinatura. Se a proposta não for aprovada pelos professores, será elaborado documento mostrando por que a categoria não assina o acordo. O veredicto sobre a aceitação ou rejeição da proposta será apresentado ainda nesta quinta.

O dirigente, Wellington Duarte, e a vice, Gilka Pimentel, já se encontram em Brasília, onde participaram, durante a manhã, de uma audiência pública, no Senado, para debater o projeto de lei (PLS 379/2013) que estabelece mecanismos e critérios para a escolha de reitores e demais dirigentes de instituições de ensino superior

O Acordo

O acordo SALARIAL é de dois anos, ou seja, 2016 e 2017. Mas a reestruturação INDEPENDE desse processo, já que será de 2017 a 2019. Ou seja, mesmo que o processo de negociação salarial recomece em 2017, a reestruturação está garantida até 2019.

A reestruturação importará num acréscimo na remuneração numa MÉDIA de 8,0%, sendo 1/3 em 2017, 1/3 em 2018 e 1/3 em 2019. Portanto, em 2016 teremos o reajuste salarial de 5,5% em agosto; em 2017 o reajuste salarial, em janeiro, de 5,0%  e 1/3 da implementação da reestruturação da carreira. E a partir daí o que for conseguido como recomposição/reajuste salarial e a implementação da reestruturação da carreira sendo 1/3 em agosto de 2018 e 1/3 em agosto de 2019.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]