Seminário de gestão da UNE aprova manifesto em defesa da universidade pública

Publicado em 28 de setembro de 2017 às 14h23min

Tag(s): Defesa da Educação Pública



Confira o documento que aponta o ensino público superior gratuito um dos bastiões da independência do país

O Seminário de Gestão da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado no último fim de semana, em São Paulo, aprovou importantes diretrizes para o próximo período. Entre estas diretrizes estão o ”Manifesto em Defesa da Universidade Pública”, documento assinado por toda a diretoria que reafirma a importância do caráter público e gratuito do ensino superior.

Na ocasião estavam presentes o diretor da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professor Ricardo Lodi, o secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes) Gustavo Balduíno, o representante da Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras (Fasubra), Antonio Alves Neto, o representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, Luiz Acosta e o representante da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES-Federação), Reginaldo Soeiro.

Todas as entidades apóiam e endossam o manifesto.

‘‘A universidade pública brasileira é um bastião da nossa independência e da nossa livre produção de conhecimento. A partir das instituições federais e estaduais de todo o país, são criadas as bases da intelectualidade, da democratização dos saberes e do desenvolvimento nacional em diversas áreas”, diz o documento.

Para ganhar força, o documento será compartilha

do com os movimentos sociais e entidades do setor educacional a fim de expandir a luta em defesa da universidade pública.

Você pode conferir o texto na íntegra no link:

Manifesto em Defesa da Universidade Pública

Fonte: UNE

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]