APUFSC se desliga do ANDES e se transforma em sindicato local

Publicado em 21 de setembro de 2009 às 10h05min

Tag(s): ANDES



Nos dias 16 e 17, reunidos em Assembléia Geral, os professores filiados a Associação de Docentes da Universidade Federal de Santa Catarina – APUFSC aprovaram, através de plebiscito presencial, a desfiliação do ANDES-SN e a transformação da APUFSC em sindicato local.
Dos 2.506 filiados, 1.040 (41,5%) compareceram ao plebiscito, depositando o voto em 23 urnas espalhadas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. A consulta plebiscitária se revestiu de importância simbólica, visto que a ANDES nasceu naquela universidade. Os debates e discussões, conduzidos de forma democrática pela Diretoria da APUFSC, colocaram duas questões para os associados : a APUFSC deveria se desfiliar do ANDES-SN ? E a APUFCS deveria se transformar em sindicato local? A votação deu os seguintes resultados:
Para a primeira pergunta foram 614 votos favoráveis a desfiliação, representando 59,0% dos votos válidos, contra 403 (41,0%) que votaram contra a desfiliação. Destaque para o segmento dos aposentados, que disseram sim a desfiliação com 66,3% dos votos.
Para a segunda pergunta, foram 587 votos favoráveis a transformação da APUFSC em sindicato local, representando 56,4% dos votos, contra 399 (38,4%), que votaram contra a proposta. Novamente o segmento dos aposentados foi um destaque com 63,4% votando pelo sindicato local.
Com essa decisão a APUFSC soma-se aos docentes da Bahia (APUB), de Minas Gerais (APUBH) do Rio Grande do Sul (ADUFRGS) e de São Carlos (ADUFSCAR), cujas bases já decidiram pela criação de sindicatos locais e pela desfiliação do ANDES-SN. Além dessas entidades, a ADFUG, ADUFMS, ADURN, ADUFC, ADUFEPE e  SESDUF-RR, já romperam politicamente com o ANDES-SN e defendem a criação de uma federação nacional de sindicatos de docentes das federais.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]