Docentes da UFRN aderem à greve do dia 14 de junho

Publicado em 05 de junho de 2019 às 21h06min

Tag(s): Greve



Com expressiva participação, os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deliberaram por aderir à greve geral do dia 14 de junho. A decisão aconteceu em plebiscito realizado entre os dias 3 e 5 de junho, através de sistema eletrônico. Foram 507 (78,8%) votos a favor e 136 (21,2%) contra a deflagração da greve.

O movimento é nacional, integra a agenda nacional das principais centrais sindicais, com apoio da Frente Brasil Popular, e marcará um período de mobilizações e protestos contra a ideia, amplamente disseminada pelo governo de Jair Bolsonaro de que os direitos previstos na Constituição não cabem no orçamento e, portanto, precisam ser revistos.

Na pauta, a denúncia ao processo de desmonte do Estado Social, das políticas públicas educacionais e dos riscos de se desconstitucionalizar direitos, acabar com o sistema público e entregar a previdência para o mercado.

"A nossa responsabilidade neste momento não é pequena. Depende do nosso poder de mobilização a construção de um amplo movimento de resistência”, avalia o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte.

O dirigente chamou atenção, ainda, para a representatividade e a legitimidade do processo de consulta, que permitiu o posicionamento de um número expressivo dos docentes. "O resultado do plebiscito é, antes de tudo, a consolidação de uma forma democrática de consultar os professores e de reforçar o papel das assembleias na medida em que ela inicia o debate, cabendo à Direção do Sindicato dialogar com toda a categoria”, afirmou.

Para Wellington, “a vitória do SIM com expressiva maioria reafirma a posição da nossa Diretoria em fazer parte dessa grande Mobilização em defesa da Educação, da Democracia e da Presidência Social. Caberá ao Sindicato e aos professores mobilizarem a UFRN para que a Greve seja, antes de tudo, um ato em defesa do futuro da UFRN e daqueles que a constroem”.

Participaram os professores sindicalizados e não sindicalizados. Ao todo são 2.364 aptos a votar.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]