Explorar
Menu
Pesquisa
Associado

Menu

Pesquisa

MP 873: Manobra do governo para inviabilizar atuação sindical

Publicado em 19 de Junho de 2019 Por ADURN Sindicato

Frente ao mais recente ataque ao movimento sindical, através da MP 873, que visa dificultar e até inviabilizar o custeio das organizações sindicais e associativas dos trabalhadores, assinada por Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia Paulo Guedes, o ADURN-Sindicato faz um chamamento à categoria docente a fortalecer a entidade.

Editada no dia 1º de março, a medida proíbe descontos do imposto sindical no contracheque dos trabalhadores e obriga que o pagamento da contribuição sindical seja feito via boleto bancário, ou equivalente eletrônico. Dessa forma, o Sindicato está colhendo a autorização dos sindicalizados para cobrança da mensalidade sindical, no mesmo valor estabelecido em Estatuto, através de boleto bancário ou débito em conta corrente.

A MP vem sendo questionada na Justiça por inconstitucionalidade por amplos setores da sociedade organizada como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Confederação de Carreiras Típicas de Estado (Conacate), além de instituições de ensino superior, de juristas e sindicatos de diversas categorias.

A medida provisória, para ter caráter definitivo, ainda precisa ser submetida ao Congresso em até 120 dias a partir da data de sua edição, caso contrário perde a validade.

 

Compartilhar: