Cientistas realizam marcha virtual em defesa da vida na próxima quinta (07)

Publicado em 01 de maio de 2020 às 20h14min

Tag(s): SBPC



A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), junto a suas Secretarias Regionais e Sociedades Científicas Afiliadas, somam forças a entidades de todo o País ligadas à CT&I para a realização da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil no dia 07 de maio.

Com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, o objetivo da manifestação é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.

O ADURN-Sindicato participa da programação com uma live a partir das 16h30. A transmissão será mediada pelo diretor da entidade, Dárlio Inácio, que vai bater um papo com os cientistas Sidarta Ribeiro e Natalia Mota sobre os temas "Sanidade e Democracia" e "Ciência e o Futuro do Brasil". A live faz parte da programação para a marcha encabeçada pelo PROIFES-Federação, que inclui outras sete atividades.

Participe também da Marcha Virtual pela Ciência. São várias as oportunidades de fazer parte dessa grande manifestação nacional: enviar depoimentos em vídeo ou texto, fortalecer os dois tuitaços que serão realizados no dia, participar dos painéis online, incentivar sua instituição a criar um evento digital. Em particular, causaria grande impacto a ampla divulgação em suas redes sociais desse movimento, que tem como principal mote o #paCTopelavida. Veja mais detalhes sobre como participar aqui

Vamos nos unir neste #paCTopelavida! #FiqueEmCasacomCiência

Natália Mota

Natália Mota possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), residência em Psiquiatria pela UFRN (2011), mestrado em Neurociências pelo Programa de Neurociências da UFRN (2013) e doutorado em Neurociências pelo Programa de Neurociências da UFRN (2017). Atualmente, mãe de dois filhos, é pesquisadora em pós-doutorado pelo Instituto do Cérebro - UFRN, com apoio da UFPE (FADE), atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, grafos, diagnóstico, desenvolvimento, esquizofrenia, sonho, EEG. Em 2019 foi a única sul-americana entre 11 cientistas indicadas ao prêmio “Nature Research Awards for Inspiring Science and Innovating Science 2019”, que tem por objetivo valorizar a participação feminina na ciência, indicando nomes de mulheres de diversos países em duas categorias: inspiração e inovação. Recentemente foi eleita uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes.

Sidarta Ribeiro 

Sidarta Ribeiro é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1993), Mestre em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller (2000) com Pós-Doutorado em Neurofisiologia pela Universidade Duke (2005). Tem experiência nas áreas de neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas. Membro permanente das Pós-Graduações da UFRN em Psicobiologia, Bioinformática  e Neurociências. Desde 2011 é membro do comitê científico da Latin American School of Education, Cognitive and Neural Sciences (LA School). Coordenador de núcleo do projeto de avaliação de crianças em risco para transtorno de aprendizagem (ACERTA - CAPES/Observatório da Educação). Investigador associado sênior do Centro FAPESP de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Neuromat). Membro desde 2015 do Conselho Consultivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, e seu Coordenador Científico desde 2018. Editor associado dos periódicos PLoS One, Frontiers in Integrative Neuroscience e Frontiers In Psychology - Language Sciences. Membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) e do Instituto Chacruna de Medicamentos de Plantas Psicodélicas. Eleito em 2016 membro da Academia de Ciências da América Latina (ACAL). Membro desde 2016 do Conselho Consultivo da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE).

Veja abaixo a programação completa do PROIFES-Federação:

Quarta-feira, dia 6

10:00 Cultura digital, Tecnologia e Ensino em tempo de Pandemia. Profa. Dra. Cíntia Inês Boll (Diretora do Departamento de Cursos e Políticas da Graduação FACED/UFRGS) e Prof. Dr. Lovois de Andrade Miguel (Secretário de Educação a Distância (EaD)/FCE/UFRGS). Mediação Prof. Dr. Darci Campani, vice-presidente da ADUFRGS-Sindical. (ADUFRS)

Quinta-feira, dia 7

10:30 Mesa: Ciencia e Corona (Nacional)

12:00 Twittaço e Cartazes (Nacional)

14:00 Covid 19: Modelos de Acompanhamento e Perspectivas - Prof. PhD. Gil Vicente: Engenheiro e Matemático - University of Warwick (Inglatera) /Pesquisador da UFSCar (Diretor de Assuntos Internacionais - PROIFES; Prof. Dr. Ion Andrade: Epidemiologista/ Pesquisador do LAIs. (Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal (LAIS/ UFRN); Mediador: Prof. Dr. Enio Pontes - UFC (Diretor de CT&I PROIFES) -:ADUFSCar

15:00 Mesa: Financiamento da Ciencia no Brasil (Nacional)

16:30 Live: Tema 1: Ciência e o Futuro do Brasil com Sidarta Ribeiro (Neurocientista do Instituto do Cérebro da UFRN)
Tema 2: Sanidade e Democracia com Natália Mota (Psiquiatra e Neurocientista - ICe/UFRN)

17:00 Live: O futuro da democracia depois do CoVID - Prof. Dr. Fabio Ferreira de Almeida (UFG), Especialista em epistemologia e ontologia e Prof. Dr. Daniel Christino, Diretor do Adufg. (ADUFG)

*Com informações da SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]