Pesquisadores debatem Saúde Global e o Regulamento Sanitário Internacional em aula pública, nesta quinta (16)

Publicado em 14 de julho de 2020 às 19h34min

Tag(s): Pandemia de coronavírus Saúde



Em tempos de pandemia as questões relacionadas à saúde no âmbito mundial estão no centro do debate e é nesse cenário que na próxima quinta-feira, 16, o ADURN-Sindicato promove a aula pública: “Saúde Global e o Regulamento Sanitário Internacional no contexto da pandemia da COVID-19”. A webaula tem início às 8h e transmissão através do canal do Youtube do ADURN-Sindicato.

Para falar sobre o assunto estarão presentes o pesquisador colaborador do Centro Brasil de Saúde Global e da Cátedra Sérgio Veira de Mello (UERJ), João Roberto; o docente do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN, Ewerton Brito; o coordenador de planejamento e controle do sistema de saúde da Secretaria da Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte, Victor Hugo; e o secretário executivo da Comissão Intergestores Bipartite no Rio Grande do Norte, Douglas Ferreira.

O professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN e diretor do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, também participa da discussão.

Entre os pontos que serão abordados no evento estão a perspectiva da importância das pactuações internacionais, a relação do Brasil com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Regulamento Sanitário Internacional. Além disso, os expositores abordarão o porquê dessas demandas que vão para além da nossa extensão territorial.

Essa é a quinta aula pública remota promovida pelo ADURN-Sindicato. Para assistir as aulas anteriores clique aqui.

 

Expositores

João Roberto

Doutorando em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), mestre em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), especialista em Direito e Saúde (ENSP/Fiocruz), especialista em Saúde da Família (FS/UnB) e bacharel em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ).

Trabalhou como consultor para a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) e pesquisador dos projetos: Programa de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde Ambiental (IESC/UFRJ), Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do COMPERJ (Labmep/Fiocruz) e Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA/Fiocruz).

Tem experiência profissional com Saúde Global, Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Regulamento Sanitário Internacional, Detecção Digital de Doenças, Vigilância Participativa e Saúde dos Refugiados.

Atualmente é pesquisador colaborador do Centro Brasil de Saúde Global e da Cátedra Sérgio Veira de Mello (UERJ).

 

Ewerton Brito

Doutor em Ciências da Saúde (UFRN), especialista em Saúde Coletiva (ABO/UFRN), especialista em Pneumologia Sanitária (ENSP/FIOCRUZ) e especialista em Docência em Vigilância em Saúde (ENSP/FIOCRUZ).

Foi sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, atuante na Vigilância epidemiológica por 5 anos.

Atualmente é docente do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN e integrante do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (UFRN).

 

Victor Hugo

Mestrando em Saúde Coletiva (PPGSCol/UFRN), graduado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014), especialista em Auditoria em Serviços de Saúde (2015), especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2016), residente em Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família (2018).

Atuou como avaliador da Qualidade do Ministério da Saúde da Fundação Norte Riograndense de Pesquisa e Cultura (2014). Exerceu Função de Assessor de Planejamento na Secretaria Municipal de Saúde de Natal-RN (2016), foi apoiador institucional do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru-PE (2018).

Atualmente é coordenador de Planejamento e Controle do Sistema de Saúde da Secretaria da Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte.

 

Douglas Ferreira

Mestrando em Saúde Coletiva (PPGSCol/UFRN), especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde (UFF/RJ). bacharel em Saúde Coletiva (DSC/UFRN) e licenciado em Ciências Biológicas (UNP).

Trabalhou como chefe do Setor de Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Saúde do Natal (SMS Natal) e secretário executivo da Comissão Intergestores Regional Metropolitana no Rio Grande do Norte.

É membro do Grupo de pesquisa CNPq/UFRN Melhoria da Qualidade em Serviços de Saúde (QualiSaúde). Tem experiência profissional com Planejamento Estratégico, Gestão Interfederativa, Atenção Primária à Saúde.

Atualmente é secretário executivo da Comissão Intergestores Bipartite no Rio Grande do Norte.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br