(JP Online): Corte orçamentário pode suspender aulas em 29 institutos federais

Publicado em 18 de setembro de 2020 às 14h51min

Tag(s): Cortes na Educação



O corte orçamentário de R$ 1,57 bilhão no Ministério da Educação pode interromper aulas em 29 institutos federais. O alerta está em ofícios do ministro Milton Ribeiro ao Ministério da Economia, obtidos pelo Estadão.

Nos documentos, o titular do MEC teria alertado para um “risco de imagem” para a administração do presidente da República, Jair Bolsonaro. Segundo ele, alguns institutos federais têm retomado atividades, ainda que remotamente, após promessa do Governo Federal de apoiar estudantes de baixa renda ao fornecer equipamentos e internet.

A estimativa é que a paralisação afetaria 175 mil alunos. Ao pedir que o bloqueio do orçamento seja barrado, o MEC teria argumentado que já enviou mais de R$ 66 milhões a 40 institutos e escolas técnicas para ações de “desenvolvimento e modernização” destas instituições.

De acordo com notas técnicas da pasta”, haveria “prejuízos incalculáveis para a formação dos alunos”. Segundo foi divulgado, o eventual cancelamento resultaria na quebra de contratos junto a fornecedores e prestadores de serviços, além de possível interrupção dos cursos.

Fonte: ADUFG

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]