Sem Vacina, Sala Vazia: retorno às aulas presenciais só quando a população brasileira estiver imunizada

Publicado em 25 de janeiro de 2021 às 15h38min

Tag(s): Pandemia de coronavírus



A pandemia da COVID-19 atinge no Brasil, a cada dia, dimensões mais catastróficas. As internações hospitalares explodem, os profissionais de saúde estão sob estresse insuportável, há falta de insumos básicos e pessoas morrem asfixiadas, ao mesmo tempo em que a irresponsabilidade do governo federal fez com que, até o momento, seja irrisória a quantidade de vacinas disponíveis.

Diante desse quadro, a discussão do retorno às aulas presenciais não tem sentido nem é oportuna, e agrava ainda mais a já delicadíssima situação sanitária do país. Para quem desconsidera essa conexão, basta lembrar que em 28 de julho do ano passado Manaus foi a primeira capital brasileira a retomar aulas presenciais na rede estadual de ensino. https://jornaldebrasilia.com.br/brasil/manaus-e-a-primeira-capital-a-retomar-aulas-presenciais-na-rede-estadual-de-ensino

O PROIFES-Federação vem alertar para o fato de que a vacinação dos docentes e toda a comunidade acadêmica, que envolve alunos, servidores técnicos, teceirizados e todos os profissionais da educação, conquanto importante e necessária, não é de forma alguma suficiente para que se possa pensar no retorno às aulas presenciais.

Enquanto os estudantes, que em geral não estão nos grupos de risco, não forem vacinados; enquanto não forem fornecidos a todos eles equipamentos de proteção individual obrigatórios; enquanto não forem readequados os fluxos de ar das salas de aula – dentre muitas outras providências essenciais visando reduzir o contágio, será um crime reiniciar as aulas presenciais. Se isso acontecer sem os devidos cuidados, iremos submeter não apenas os estudantes a um risco iminente e inaceitável, mas também as populações de suas cidades, agora que a segunda onda da COVID-19 está em trágica ascensão, com novas cepas mais transmissíveis do vírus sendo detectadas.

O PROIFES-Federação reforça a mensagem de que não deve haver retorno às aulas enquanto toda a população não estiver vacinada, em defesa da saúde e da vida. Sem vacina, sala vazia!

 

Fonte: PROIFES-Federação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • secretaria@adurn.org.br