Autora lança “Jogo de Espelhos” para questionar a literatura “excludente”

Publicado em 01 de março de 2021 às 16h12min

Tag(s): Lançamento



A escritora e artista Rousi Flor de Caeté lança, nesta quinta-feira (4), a compilação de ensaios Jogo de Espelhos. A obra nasceu como uma tese de doutorado em Literatura Comparada feita por Rousi na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e terá o lançamento transmitido pelo canal do Youtube do ADURN-Sindicato a partir das 19h30.

O livro, editado pela Caravela Selo Cultural, é uma seleção de ensaios feitos sobre os poemas de Escrituras Sangradas, de Civone Medeiros. Em seu trabalho, Rousi, que é formada em Letras e mestre em Educação, ambas pela UFRN, busca questionar a própria literatura ocidental. “Desenvolvo uma escrita de crítica literária que está fora da forma como a conhecemos, questionando a verdade contida nela, que muitas vezes privilegia um grupo de escritores em detrimento de outros”, afirma. Segundo ela, a literatura ocidental é, “de forma geral, eurocêntrica, patriarcal e excludente”.

O objetivo da tese, que agora vai para as livrarias, foi estudar a poesia de Civone Medeiros, “uma poeta viva e fora da tradição literária”. No trabalho, Rousi foi orientada pelo Professor Doutor Eduardo Pellejero. Uma das ideias iniciais era fazer uma biografia de Medeiros, mas a ideia foi deixada de lado. Com isso, a escritora diz que procurou dialogar com as Escrituras Sangradas ao invés de se colocar como autoridade sobre ela.

Assim, afirma, se entregou “a um processo criativo que é, também, autobiográfico”, trazendo, nessa bagagem, suas vivências como conteúdo.

Para a mestre em Educação, a publicação é também uma forma de decolonizar seu pensamento, “pois minha vida escolar e acadêmica foi muito influenciada por uma literatura branca e eurocêntrica”, disse. Hoje, Rousi se diz influenciada pelos textos de Machado de Assis e Clarice Lispector. Além destes, o feminismo negro de Conceição Evarismo e Odailta Alves a cativaram, além da potiguar Nísia Floresta.

Segundo a professora, a motivação para a literatura vem do “indizível”. “A escrita, mesmo que seja solitária, é muito mais sobre este ser coletivo que lê, interpreta e sente. Escrever é uma forma de estar com o outro”.

No lançamento, Rousi Flor de Caeté terá a companhia das poetas: Camila Loureiro e Civone Medeiros. Para adquirir o livro Jogo de Espelhos, basta se dirigir à Cooperativa Cultural Universitária, localizada no Campus Central da UFRN, ou contatar a livraria pelo Whatsapp: (84) 99801 4449.

Este projeto foi contemplado pelo Edital de Auxílio de Publicação de Livros, Revistas e Reportagens culturais, na categoria ensaio e artigos sobre diversidade - obra literária, temática feminista, prêmio Nisia Floresta, pela Fundação José Augusto, Governo do Estado do RN, com recursos da Lei Aldir Blanc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

 Serviço

Lançamento do livro Jogo de Espelhos

Quando? Dia 04 de março de 2021

Que horas? Às 19h30

Onde? Canal do YouTube do ADURN-Sindicato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]