Carlos Peixoto lança romance para relembrar a Natal comunista

Publicado em 22 de março de 2021 às 10h29min

Tag(s): Lançamento



Moscou, Havana, Pequim e... Natal. O que une todas essas cidades, da gélida Rússia até a Capital do Sol? Todas já viveram, ou vivem, sob uma experiência revolucionária. É para contar um pouco dessa história que transformou Natal, por poucos dias, numa cidade comunista, que o jornalista Carlos Peixoto lança o livro Lendas da Revolução no próximo dia 31 de março, às 19h30, pelo canal do ADURN-Sindicato no YouTube.

A obra, um romance que mistura história e ficção, tem como cenário da trama a pacata capital potiguar de 1935, quando um Governo Popular Revolucionário se instalou na cidade por 72 horas.

Mas para quem pensa que a inspiração para o livro vem dos velhos comunistas barbudos, está enganado. Lendas da Revolução se desenvolve com base nos relatos que Peixoto ouviu durante a infância. O dono dos comentários foi Manoel Gregório, soldado do 21° Batalhão de Caçadores, uma das unidades do Exército que se revoltou na chamada “Intentona Comunista”, e que “participou da rebelião, apesar de não ser comunista”, avisa o jornalista. Assim, a história vai se misturando, entre relatos reais e ficcionados, para nos levar de volta até a década de 1930.

Lendas da Revolução é o terceiro livro publicado por Carlos Peixoto. Anteriormente, ele já havia lançado História de Parnamirim e Desejo de ser inútil, este último lançado pela Caravela Selo Cultural, parceria que se estende agora com o “Lendas”. “Conheço José [Correia Neto, vice-presidente da Cooperativa Cultural Universitária] de alguns anos, do trabalho como jornalista e do empenho dele em atuar na promoção da cultura literária local como editor, desenvolvendo uma linha de trabalho técnica e de qualidade”, afirma Peixoto. “Então, sobre essas bases, foi meio que natural a nossa aproximação e parceria”.

Com a terceira obra disponível aos leitores, pode-se dizer que este foi outro caminho natural para o jornalista. “Sempre gostei de ler. Desde criança. Minha relação com a literatura, com o ato de escrever e contar histórias, é que me levou ao jornalismo”, diz.

Para acompanhar o autor durante o lançamento, participam da transmissão online a também jornalista Cinthia Lopes, do portal Típico Local, e Wani Pereira, presidenta da Cooperativa Cultural.

Este será o oitavo evento realizado pela Cooperativa Cultural Universitária junto ao ADURN-Sindicato. O livro Lendas da Revolução pode ser adquirido na Cooperativa Cultural através do Whatsapp: (84) 99801 4449.

Serviço

Lançamento do livro Lendas da Revolução

Quando? Dia 31 de março de 2021

Que horas? Às 19h30

Onde? Canal do YouTube do ADURN-Sindicato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]