Encontro dos Aposentados da ADUFRGS alerta: Pressão a parlamentares é fundamental para manutenção de direitos

Publicado em 13 de abril de 2021 às 09h42min

Tag(s): ADUFRGS



Desafio dos aposentados é fazer com que a PEC 555 entre em pauta do Congresso

A ADUFRGS-Sindical e o Núcleo de Multiatividades dos Aposentados realizaram na tarde de quarta-feira, 07, mais um Encontro com o tema “Pelo que os aposentados e pensionistas ainda podem lutar?”. A live teve a participação do presidente do Mosap, Edison Guilherme Haubert, como palestrante; e do professor aposentado Lucio Hagemann, como mediador.

Na abertura, Lucio Hagemann lembrou o movimento dos sindicalistas, antes da criação do Mosap, para incluir os direitos dos aposentados na constituinte de 1988. “Vale considerar que não foram beneficies, mas sim conquistas, que atualmente estão gradativamente sendo eliminadas”, ressaltou. “A tendência, infelizmente, é que esse assédio aos nossos direitos ainda não tenha terminado. Mas, unidos podemos usar a internet em exaustão para combater esse retrocesso.”

Edison Haubert alertou que a luta dos professores aposentados não pode esmorecer! “Somos servidores inativos, tivemos o privilégio de servir a nação e ser aposentado”, destacou. “Não podemos perder a esperança e a consciência que somos capazes de manter a dignidade do servidor público e dos professores que militam no campo universitário”, refletiu.

De acordo com o palestrante, o grande desafio do Mosap é barrar as reformas administrativa e da previdência em tramitação no Congresso, que retiram conquistas históricas dos aposentados. Ele manifestou a falta de abertura para as entidades sindicais fortalecerem o debate, transitando nas comissões da Câmara Federal. “Com a pandemia, precisamos instrumentalizar o uso da internet e as redes sociais para pressionar os parlamentares a votarem contra o retrocesso de nossas conquistas, disse.”

“A PEC 555 não morreu”, enfatizou Edison. Nossa intenção é colocá-la em pauta no Congresso. A medida busca extinguir a contribuição previdenciária por inteiro. “Força e persuasão nas redes sociais são fundamentais para os aposentados nesse momento! Precisamos nos projetar para as eleições do ano que vem, elegendo um governo que represente nossos interesses.”

O vice-presidente do sindicato Darci Campani e a diretora de comunicação Sônia Mara Ogiba acompanharam a live.

Campani reforçou a importância de intensificar a luta para enfrentar o atual momento. “As votações no Congresso subtraíram valores e deixaram a nossa previdência deficitária. É necessário reforçar a pressão aos deputados, pois eles têm o dever de defender os direitos da população”, finalizou.

A live foi transmitida pelo Facebook e Youtube da ADUFRGS-Sindical e contou com boa interação dos aposentados e internautas, que fizeram perguntas e comentários.

Acompanhe no YouTube:

Fonte: Ascom ADUFRGS-Sindicato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]