Com participação de vencedora do Jabuti, Clube de Leitura Mulheres Lendo Mulheres realiza evento no dia 29

Publicado em 18 de maio de 2021 às 22h40min

Tag(s): Cooperativa Cultural Encontros e Conversas



O Clube de Leitura Mulheres Lendo Mulheres, iniciativa do Mulherio das Letras Zila Mamede, realiza no sábado (29), às 15h, mais um encontro para discutir literatura. A reunião é promovida sempre no último sábado de cada mês e, em maio, terá como objetos os livros “Carta à rainha louca”, de Maria Valéria Rezende, e “Haicais imperfeitos”, de Anchella Monte. A transmissão será no canal do YouTube do Mulherio.

O Clube surgiu como parte do Mulherio das Letras Zila Mamede, um coletivo feminista literário que integra as mulheres que fazem parte da cadeia produtiva do livro —como escritoras, ilustradoras, editoras e livreiras. 

A produtora Carla Alves é uma das participantes do evento, e fala da importância de discutir a literatura feminista. “É um assunto que mesmo nos dias atuais, precisa estar sempre em pauta. As mulheres passaram anos sendo silenciadas em muitas áreas, e na literatura não foi diferente”, afirma.

Para ela, o Clube serve tanto para dar espaço às autoras quanto às leitoras, que ganham a oportunidade de conhecer outras obras. Mas, o evento não é restrito. Na transmissão, a discussão é feita pelas mulheres. Porém, como a reunião é aberta no YouTube, outros públicos podem participar. 

“É um espaço de divulgação para se conhecer a literatura que é escrita por mulheres, seja ela contemporânea ou histórica”, lembra a produtora, destacando o trabalho de autoras que foram descobertas tardiamente, como Maria Firmina dos Reis, escritora negra considerada uma das primeiras romancistas brasileiras, além de Carolina Maria de Jesus. 

No encontro de maio, o Clube vai receber também uma convidada célebre. Maria Valéria Rezende, a autora de “Carta à rainha louca” e ganhadora do Prêmio Jabuti, será uma das participantes.

“É uma alegria imensa ter Maria Valéria Rezende junto com a gente, porque ela é a grande inspiradora do Mulherio das Letras nacional e uma das criadoras desse movimento. Então é uma honra pra gente ter ela nesse momento de compartilhamento de leituras”, diz Carla. 

Serviço

Clube de Mulheres Lendo Mulheres

Quando? Dia 29 de maio de 2021

Que horas? 15h

Onde? Canal do YouTube do Mulherio das Letras Zila Mamede

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]