Redução no orçamento da ciência brasileira pauta abertura da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, da Proifes-Federação

Publicado em 09 de julho de 2021 às 09h37min

Tag(s): Ciência e Tecnologia PROIFES



A Proifes-Federação iniciou nesta quinta-feira (08/07), Dia Nacional da Ciência e do pesquisador, a primeira Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como principal objetivo discutir assuntos, como pesquisa, universidade e luta sindical em tempos de negacionismo. “Vivemos um momento em que o governo se apoia na falta de informação. Precisamos pressionar a atual gestão para que o orçamento dos institutos e universidades federais sejam reestabelecidos e não paralisem suas atividades”, afirmou o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, que participou da live.

Em 2021, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) terá o menor orçamento dos últimos anos. Valores fundamentais para a pasta foram contingenciados pelo Governo Federal e não há prazo para que sejam liberados. “Temos menos da metade da verba que tínhamos seis anos atrás”, alertou o vice-presidente da Proifes-Federação, Wellington Duarte.

Diversas autoridades participaram da solenidade. Entre elas, a vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fernando Sobral; o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Edward Madureira; o diretor de Ciência e Tecnologia da Proifes, Ênio Pontes; e a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos, Flávia Calé.

Participaram, ainda, a presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Geovana Mendes; o presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC), Luiz Davidovich; o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica, Fernando Peregrino; o Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais da Carreira de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia (SindGCT), Roberto Muniz.

O evento acontece até amanhã (09/07), com transmissão por meio da página no Facebook e no canal do Youtube da PROIFES. Confira a agenda:

Programação

08/07 – quinta-feira

8h30: solenidade de abertura

10h00: Mesa 1 – Do laboratório a luta política: A construção de uma Frente de Defesa da Ciência Nacional

14h00: Mesa 2 – Pesquisa e universidade no cenário de pandemia e outras crises globais: o problema da fuga de cérebros no Brasil

09/07 – sexta-feira

10h00: Mesa 3 – Desafios para o financiamento da pesquisa no País: FNDCT e a questão orçamentária

14h00: Mesa 4 – Ciência, humanismo e saúde pública no contexto da pandemia – impactos e desafios sociais da crise

Fonte: Adufg-Sindicato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]