Lacerda Felipe traz história de vingança passional no romance “Constança”

Publicado em 02 de agosto de 2021 às 12h29min

Tag(s): Cooperativa Cultural Encontros e Conversas



O geógrafo e professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Lacerda Felipe, lança nesta quarta-feira (08) o romance “Constança”. Como parte da programação de agosto do projeto Encontros e Conversas, o evento terá início às 19h30 pelo canal do YouTube do ADURN-Sindicato.

O título do livro remete à protagonista da obra, uma “mulher do sertão nordestino, que por demorar a ter um relacionamento, é considerada inapta a ter filhos”, explica Lacerda. Após casar, Constança realmente não consegue dar à luz e, traída, é levada “para um caminho da vingança, da violência”. 

Mas Constança não é única. Seja no dia a dia ou nas artes, as histórias de pessoas tomadas por um sentimento passional são várias. Para Lacerda, o resultado final do romance vem da sua vivência. “São histórias que eu ouvi contar e algumas são do imaginário das pessoas, outras são verídicas, e eu peguei essas informações de forma ficcional, que eu fui guardando na memória desde minha infância. Então o livro nasce justamente dessas inspirações”. Outro motivo foi o tempo. Hoje aposentado, o ex-professor teve maior disponibilidade para se dedicar à escrita criativa, com “tempo para montar os personagens e consequentemente todo esse enredo”, afirma. 

Retratado no final dos anos 1950 e início dos anos 1960 entre uma comunidade e as olarias de tijolos, o escritor diz que sua formação em Geografia o auxiliou na composição do livro. “É um espaço de vivência meu. Mossoró é uma transição entre o litoral e o sertão, embora tenha mais sertão do que litoral. Então meu conhecimento em Geografia ajudou na construção do enredo”. Para Felipe, o título do livro também é especial: “foi somente quando percebi a força do personagem como a Constança, que foi tomando uma dimensão dentro do texto, que decidi o título da obra", revela.

“Constança”, aliás, não é novo. Vencedor de um concurso literário promovido pela Amazon, José Lacerda teve inicialmente a oportunidade de lançar o livro em ebook.  “Mas quando tive condições, através da Lei Aldir Blanc, de ter um financiamento do livro para publicar ele de forma impressa, aí disse: ‘bom, vou fazer uma capa que respeite melhor o que está dentro desse texto’”, diz.

Geógrafo e pesquisador reconhecido, com 17 livros publicados na sua área de formação, Lacerda agora se aventura no mundo da ficção. “Eu tenho hábito de escrever, e isso realmente me ajudou, porque eu escrevia livro didático, adaptando e tirando do texto aquela linguagem ‘rançosa’ da academia, tentando colocar um texto didático mais ao nível daquele aluno, daquela série a que o livro se destinava”, aponta. “Então esse exercício de decodificar uma determinada situação para um público específico foi importante, também, para que eu pudesse trabalhar o romance usando uma linguagem que se aproxime da fala do povo e que traga entendimento”, continua.

O livro “Constança” é uma publicação da editora Queima-Bucha e está à venda na Cooperativa Cultural da UFRN. Para o lançamento desta quarta-feira (04), o autor recebe dois convidados: o escritor e jornalista Vicente Serejo, e o fundador e editor da Queima-Bucha, Gustavo Luz.

Serviço

Lançamento do livro Constança

Quando? Dia 04 de agosto de 2021

Que horas? Às 19h30

Onde? Canal do YouTube do ADURN-Sindicato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]