“Absinto” - Novo trabalho do poeta potiguar Marcos Campos mescla literatura e artes visuais

Publicado em 11 de outubro de 2021 às 13h00min

Tag(s): Cooperativa Cultural Encontros e Conversas



“Absinto é a amargura da vida, aromatizada pela essência da poesia desconstruída dessa minha ‘Babel’. Absinto tudo mostra em pequenas doses poéticas”. Assim o potiguar Marcos Campos descreve seu novo livro de poesia que mistura literatura e artes visuais e que será lançado nesta quarta (13), às 19h30, no canal do YouTube do ADURN-Sindicato. 

Para o autor, a obra é um espaço em que a modernidade está presente através da vanguarda, do poema minimalista, do poema concreto, do poema processo, da intercambialidade entre autores e da inserção de outras artes como: a pintura, o desenho gráfico, a fotografia e, sobretudo, uma diagramação moderna e interativa.

Campos explica que o processo de criação da sua nova obra se deu por etapas: “ora os poemas nasciam da inspiração, ora nasciam da percepção. Às vezes surgiram como respostas a uma reportagem ou a um fato. A quarentena provocada pela pandemia fez surgir o ócio e uma maneira de combatê-lo foi produzindo arte.” 

Além disso, o autor cita a leitura de poetas renomados como Augusto dos Anjos, Ferreira Gullar, Maiakovski, Serguei Iessienin, Fernando Pessoa, Clarice Lispector e muitos outros como inspirações para o novo trabalho. “O universo de possibilidades é muito vasto, pois a cada obra lida costumo reagir produzindo outras obras”. Ao todo, o livro levou três anos para ser finalizado, sendo a diagramação dos poemas uma das etapas mais longas. 

Segundo Marcos Campos, os leitores que experimentarem o “Absinto” serão atingidos por uma “avalanche de surpresas, pela qualidade da diagramação, pelas possibilidades que o livro oferece, pelas referências citadas, pela desconstrução das ideias, pela beleza do livro, pela qualidade poética e pela ousadia das respostas e finais inesperados.”

A obra tem a marca Caravela Selo Cultural, foi publicada graças ao apoio da Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Governo do RN, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura do Brasil e Governo Federal, e será apresentada ao público no primeiro “Encontros e Conversas” de outubro - um projeto da Cooperativa Cultural da UFRN em parceria com o ADURN-Sindicato. 

Sobre o autor

Marcos Antônio Campos é formado em Letras, Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA-RN), do Instituto Histórico e Geográfico (IHGRN) e da União Brasileira dos Escritores (UBE-RN). Publicou “Um Bêbado Sonhador” (2016) e “Babel” (2018), além de ser organizador das obras “Pipa” e “Coletâneas pelo País”. Foi também colaborador na obra “Terra Brasilis”.

 

Serviço

Divulgação do livro "Absinto”

Quando? Dia 13 de outubro de 2021

Que horas? Às 19h30

Onde? Canal do YouTube do ADURN-Sindicato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]