Projeto Encontros e Conversas apresenta segunda edição de obra que celebra o centenário de João Cabral de Melo Neto

Publicado em 19 de outubro de 2021 às 10h09min

Tag(s): Cooperativa Cultural Encontros e Conversas



Nesta quarta-feira (20), o projeto Encontros e Conversas recebe a professora Rosanne Araújo, do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DLLEM/UFRN), para divulgar a segunda edição do seu livro: “Travessia do Tempo na Poética de João Cabral de Melo Neto”. O evento é online e será transmitido às 19h30, pelo canal do YouTube do ADURN-Sindicato.

A obra, que ganhou sua segunda edição em 2020, surgiu a partir da pesquisa de mestrado da autora, realizada no ano 2000 e transformada em livro em 2016. “Foi uma pesquisa iniciada no mestrado há mais de 15 anos, desde aquela época eu não parei de estudar João Cabral”, explica. Atualmente, a professora segue com projetos de iniciação científica e de pesquisa na universidade sobre o poeta pernambucano, pois “o mestrado ficou para trás, mas o encantamento pela obra de João Cabral de Melo Neto é constante”, disse.

Nascido em 9 janeiro de 1920, na cidade do Recife, João Cabral possui uma obra caracterizada por poemas avessos a confessionalismos e marcados pelo uso de rimas toantes. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e divide com Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira o título de maior poeta brasileiro pós-1940. A segunda edição (revisada e ampliada) do livro comemora o centenário do poeta, que também é Doutor Honoris Causa da UFRN.

Sobre o livro, Rosanne garante que não se trata de uma leitura difícil, destinada apenas para acadêmicos, mas para todos que desejam conhecer mais da obra do poeta. “Não considero um livro para os iniciados, mas um livro para iniciantes também. Para os que gostam de literatura brasileira e que se interessam por ela e pela poesia de João Cabral de Melo Neto".

“Travessia do Tempo na Poética de João Cabral de Melo Neto'' está disponível na Cooperativa Cultural da UFRN.

Serviço

Lançamento do livro “Travessia do Tempo na Poética de João Cabral de Melo Neto”

Quando? Dia 20 de outubro de 2021

Que horas? Às 19h30

Onde? Canal do YouTube do ADURN-Sindicato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]