Projeto realiza Semana da (In)Consciência Negra na UFRN

Publicado em 12 de novembro de 2021 às 10h47min

Tag(s): Dia da Consciência Negra



Imagem

Para celebrar o Novembro Negro, o projeto de extensão da UFRN “Aquilombar - Vivências Terapêuticas com Estudantes Universitárias(os) Negras(os)” realiza, de 16 a 20 de novembro, a Semana da (In)consciência Negra. O evento tem como objetivo discutir a temática das relações raciais no ambiente acadêmico, os avanços obtidos por meio das ações afirmativas até o momento e os desafios ainda existentes. 

Para Thiago Laurentino, coordenador do projeto e psicólogo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), é preciso discutir políticas de permanência para o público negro na academia. “Com as cotas raciais, a gente teve de fato o ingresso de um número significativo de estudantes negros e indígenas na universidade. A gente teve uma diversificação do nosso público. No entanto, é necessário que a UFRN discuta a presença dessas pessoas na universidade, as especificidades culturais desses grupos étnicos-raciais”.

Além disso, segundo Laurentino, para enfrentar o racismo institucional é preciso adotar outros olhares. “É importante se pensar perspectivas que não sejam somente eurocentradas, que não sejam exclusivamente originárias dos grandes polos como Europa e Estados Unidos, mas que a gente possa também considerar perspectivas epistemológicas criadas em outros territórios, como na África e América Latina”, afirma.

Já segundo Mercês Santos, secretária-geral do ADURN Sindicato, o Novembro Negro representa um mês de reflexões sobre o combate ao racismo no Brasil. Entretanto, para ela, “se  considerarmos a universidade como uma instituição social modeladora de sujeitos e pelas quais as pessoas de diferentes gerações socializam saberes historicamente construido pelas sociedades, devemos considerar este um dos espaços privilegiados para construir bases para uma educação antirracista à sociedade brasileira”. 

Assim, para a diretora, pode-se consolidar “uma universidade democrática, justa e equânime”. “Por isso, o apoio do ADURN-Sindicato se faz presente. O GT-Direitos Humanos do sindicato compreende que esta também é sua luta, partindo da prerrogativa de que silenciar sobre os debates das relações raciais na universidade é corroborar com as práticas do racismo institucional e as condutas racistas existentes e reproduzidas socialmente no cotidiano das relações sociais”, afirma.

A programação do evento conta com palestras, minicursos e rodas de conversa, e será realizada de forma híbrida. Algumas mesas terão transmissão no YouTube e também discussão no Google Meet, enquanto outras atividades serão presenciais. A Semana, de acordo com a organização, é voltada tanto para alunos e servidores da UFRN, quanto para o público geral interessado na temática das relações raciais. O evento tem a Comissão de Verificação Étnico Racial, o ADURN-Sindicato e o Conselho Regional de Psicologia do RN como instituições parceiras.

Serviço

Semana da (In)Consciência Negra

Quando? De 16 a 20 de novembro de 2021

Onde? Por meio do canal do YouTube “DASE / PROAE / UFRN”, no Google Meet e encontros presenciais, mediante inscrição prévia.

Inscrições: Sigaa

Mais informações: Instagram do projeto: @aquilombarufrn

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]