No Dia da Consciência Negra, somemos pautas e lutemos pelo “Fora Bolsonaro Racista”

Publicado em 19 de novembro de 2021 às 16h29min

Tag(s): Dia da Consciência Negra



Em 20 de novembro se comemora o Dia da Consciência Negra. A data, marcada pela lembrança de Zumbi dos Palmares, permanece como símbolo de luta e resistência de uma população historicamente oprimida e marginalizada socialmente. Com o governo Bolsonaro, porém, ganha também outra face: vivemos sob uma gestão de extrema-direita que tem o racismo como prática cotidiana de governança. 

Na pandemia, as contradições do governo brasileiro foram ainda mais expostas. Foi durante a crise sanitária que se viu explodir a fome, o desemprego e a miséria, atingindo especialmente negros e mulheres. A carestia, não dá pra negar, tem cor e geografia: ela é preta e periférica. A falta de políticas públicas adequadas, como o fim do Bolsa Família e a tentativa de aprovar um Auxílio Brasil unicamente por razões eleitoreiras, vai de encontro ao mínimo que se espera de um chefe de nação: o respeito e o cuidado com a vida do povo pobre.

Por essa razão, as exigências pelo Fora Bolsonaro se somam às lutas contra o racismo. Num momento em que negros do Brasil todo continuam sofrendo as agruras da pandemia e se levantam para gritar um basta, é dever das entidades de classe se unirem sob o mote “Fora Bolsonaro Racista”.    

É dever, portanto, de cada brasileira e brasileiro se unir neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, para gritar “Fora Bolsonaro Racista!”. O ADURN-Sindicato reforça seu compromisso na luta contra as desigualdades sociais e contra o racismo e por isso ocupará, na tarde deste sábado (20), as ruas de Natal. Recuar neste momento é permitir que nossos inimigos avancem.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]