Centenário Edgar Morin é marcado por publicação de livros sobre a sua obra

Publicado em 23 de novembro de 2021 às 15h21min

Tag(s): Cooperativa Cultural Encontros e Conversas



Além de ser um exímio Antropólogo, Filósofo, Historiador e Sociólogo, Edgar Morin, é uma testemunha viva dos principais avanços e mudanças sofridas pelo mundo ocidental nas últimas décadas. Neste ano, em 08 de julho, Morin completou cem anos de uma vida marcada pelas honrarias atribuídas às suas contribuições intelectuais para a contemporaneidade. Atualmente, o Francês é reconhecido por ser o maior pensador vivo dos séculos XX e XXI.
 
Entre os seus maiores feitos, está a atuação no âmbito Educacional. Em 1977, Morin propôs o conceito de ‘Complexidade’, no livro ‘O Método’, que foi fracionado em seis volumes publicados entre os anos de 1977 e 2012. A obra é considerada um grande marco na carreira do intelectual, dentre as dezenas de livros e artigos publicados em seu nome.
 
Objeto de estudo analisado por acadêmicos do mundo inteiro, Morin construiu um laço com a cidade do Natal. Este, que surgiu mediante o auxílio da professora titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maria da Conceição de Almeida. Ceiça Almeida, como é mais conhecida, dedicou parte da sua trajetória acadêmica para a análise da vida e obra do escritor Francês, no ‘Grupo de Estudos da Complexidade’ (Grecom/UFRN). Dentre as suas cinco visitas à cidade, a quarta foi mencionada no seu último livro ‘Les souvenires viennent à ma reencontre’, ainda sem tradução para a Língua Portuguesa.
 
Em 2021, o Grecom/UFRN marcou a data do centenário Edgar Morin, com a publicação de duas obras que dialogam ente si. Como explica a sua Coordenadora Ceiça Almeida: “Os livros foram publicados pelo desejo do grupo de estudo da complexidade Grecom/UFRN, de fazer uma homenagem ao centenário de Edgar Morin”.
 
Muito entusiasmada, a pesquisadora se mostrou muito feliz com o resultado das obras. Segundo ela, os dois livros dialogam entre eles e por isso são vendidos juntos. Para ela, os livros permitem ao leitor abrir novas janelas e possibilidades para compreender o pensamento complexo pela pessoa de Edgar Morin.  
 
“No primeiro livro ‘Epistemologia da Complexidade’, de minha autoria, escolhemos cinco artigos sobre a obra de Edgar e a sua pessoa, ambos escritos por mim. Já o segundo título, ‘Palavras e Imagens: a cidade de Natal no centenário de Edgar Morin’, de autoria dos pesquisadores do Grecom/UFRN, Eugênia Maria Dantas e Josineide Silveira de Oliveira, expõem um conjunto de artigos que foram veiculados na imprensa local, digital e impressa em 2020.” Relatou Ceiça Almeida.
 
Apesar de já se encontrarem à venda na Livraria Cooperativa Cultural, os dois títulos serão lançados oficialmente na quinta-feira, 25 de novembro, às 19h30 no canal do Youtube do ADURN- Sindicato. Durante toda a semana do lançamento (de 22 a 26), os títulos sobre e de Edgar Morin estarão disponíveis com 20% e podem ser adquiridos presencialmente na livraria, pelo site ou pelo whatsapp 9864-1991 com entrega para a Grande Natal.
 
Serviço:
 
Lançamento das obras: “Para uma epistemologia da complexidade: em torno das ideias de Edgar Morin” e “Palavras e Imagens: a cidade de Natal no centenário de Edgar Morin”
Data: Dia 25 de novembro de 2021 
Horário/local: 19h30 - Canal do YouTube do ADURN-Sindicato

Fonte: Potiguar Notícias, com informações da Livraria Cooperativa Cultural

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]