Lançamento de obra do professor Willington Germano abre as comemorações dos 45 anos da Livraria Cooperativa Cultural

Publicado em 10 de março de 2022 às 13h00min

Tag(s): Encontros e Conversas Lançamento



Na noite da última terça-feira (08) o projeto Encontros e Conversas recebeu o professor emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Willington Germano, para lançamento da 4ª edição de sua obra “Lendo e Aprendendo: A Campanha de Pé no Chão”. O evento abriu as comemorações dos 45 anos da Livraria Cooperativa Cultural em 2022, reunindo virtualmente estudiosos do tema e admiradores da trajetória do autor.

A edição comemorativa foi ilustrada por José Clewton do Nascimento, editada pelo Caravela Selo Cultural e apoiada pelo ADURN-Sindicato, pela Livraria Cooperativa Cultural, pelo SEBRAE/RN (via Edital Economia Criativa 2021) e pelo DHNet. De acordo com o próprio autor, o título celebra, além dos 60 anos da exitosa campanha “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler”, a educação popular e o centenário dos seus expoentes: o educador Paulo Freire e o advogado e professor Luis Ignácio Maranhão Filho.

Mediado pelo jornalista Ruy Rocha, o evento trouxe nomes importantes que falaram sobre o sucesso da campanha e a maestria do professor Willington Germano em escrever sobre o tema.

Wani Pereira, presidente da Livraria Cooperativa Cultural abriu o evento falando sobre a alegria de poder fazer parte de um “momento de festa como é este lançamento”. Para Wani, trata-se também de um “evento mnemônico, atualizando e alimentando nossas memórias, prestando homenagem a todas as pessoas extraordinárias que se fizeram presentes durante o processo da campanha ‘De Pé no Chão Também se Aprende a Ler’, parte delas já encantadas”.  

A cientista social e professora da UFRN, Vânia Gico, por sua vez, traçou elogios ao autor, entendendo-os à qualidade da obra: “Willington Germano tem um cuidado com o trabalho que faz e um zelo pela escrita que faz. Os livros dele têm sempre a marca de serem uma referência na área que trabalha, como é o caso da obra aqui lançada, que é uma referência para quem estuda educação popular e movimentos sociais da educação”.

Na mesma linha, Roberto Monte, estudioso e defensor dos Direitos Humanos, enfatizou o pioneirismo de Willington Germano: “ele foi o precursor, a pessoa que abriu os caminhos e muitos outros foram atrás, e irão, para que de alguma maneira a gente traga para uma linguagem mais contemporânea não só a experiência da campanha ‘De Pé no Chão Também se Aprende a Ler’, mas também o movimento de Natal e suas escolas”.

Com intensa participação da audiência, Willington encerrou o evento contando um pouco sobre a trajetória de desenvolvimento da pesquisa. “Fiz esse estudo ainda nos estertores do Regime Militar, e é claro que ele tem um objetivo: reparar uma identidade machucada. Quem é essa identidade machucada a que eu estou me referindo? É Djalma Maranhão, Moacyr de Góes, o querido Pastor Fernando Machado, que foi coordenador do Círculo de Cultura da Colônia de Pescadores das Rocas – local onde nasceu a campanha ‘De Pé no Chão Também se Aprende a Ler’”, relembrou o autor.

Germano resgatou, ainda, memórias sobre o nosso patrono da Educação, fazendo uma breve análise de conjuntura: “Paulo Freire foi punido, foi caçado, e, mesmo morto, segue sendo perseguido, sobretudo a partir do golpe de 2016 e da chegada da extrema direita ao centro do poder no Brasil com o governo Bolsonaro”.

O autor finalizou ressaltando o, que, para ele, justifica a importância e permanência da obra: “o livro ‘Lendo e Aprendendo: A Campanha de Pé no Chão’ chegou até aqui porque essa conjuntura favorece. É um texto de resistência, é um texto que faz lembrar tempos de esperança”.

No mês de janeiro, reafirmando a importância do material, o título foi o mais vendido pela Livraria Cooperativa Cultural da UFRN, onde os leitores podem encontrar, ainda, dois modelos de pôsteres ilustrados pelo artista plástico José Clewton do Nascimento.

O evento pode ser acessado, na íntegra, pelo canal do YouTube do ADURN-Sindicato.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]