O País sufocado pelo teto de gastos

Publicado em 06 de abril de 2022 às 08h36min

Tag(s): EC 95



Em entrevista exclusiva ao Jornal da Ciência Especial, a economista Esther Dweck fala da impossibilidade de desenvolvimento e combate à desigualdade criada pelo teto de gastos orçamentário

Ex-titular da Secretaria de Orçamento (SOF) do Ministério do Planejamento no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, a economista Esther Dweck faz parte de um grupo de jovens economistas progressistas que questionam dogmas cristalizados na onda neoliberal que varreu o planeta a partir dos anos 1980.

Carioca, 44 anos, professora Associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela ministra aulas de Teoria da Dinâmica Capitalista e Economia do Setor Público para a graduação e Teorias de Crescimento e Distribuição, Setor Público, Matriz Insumo Produto e Mudança Estrutural para a pós-graduação.

Em entrevista ao Jornal da Ciência Especial, Dweck explica como o orçamento público federal pode combater as desigualdades sociais e porquê a Emenda Constitucional 95, mais conhecida como Teto de Gastos, amplia o fosso social e de renda no país.

A economista fala ainda da queda real de quase 15% no orçamento da Ciência, Tecnologia & Inovação no país nos últimos anos e do ataque do governo atual ao FNDCT, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, principal fonte de financiamento da ciência brasileira. “A ciência está sendo destruída no Brasil, não é à toa que voltou a ter fuga de cérebros, laboratórios sendo fechados”, comentou.

Leia a entrevista completa na nova edição do Jornal da Ciência Especial nº 797 que já está disponível para download gratuito no site. Baixe o seu e boa leitura!

Fonte: Janes Rocha – Jornal da Ciência

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]