Livro A China no Capitalismo Contemporâneo será lançado em seminário na UFRN

Publicado em 20 de junho de 2022 às 12h12min

Tag(s): Lançamento



O livro A China no capitalismo contemporâneo, organizado pelos pesquisadores Esther Majerowicz e Edemilson Paraná apresenta ao público brasileiro análises aprofundadas sobre o desenvolvimento em seus aspectos sociais e políticos chineses. O desenvolvimento econômico chinês está na pauta do debate político brasileiro, cercado de mitificações e lacunas. Para setores de direita, alinhados ao discurso dos Estados Unidos, a China é retratada como "economia controlada por uma ditadura" centralizadora, para setores da esquerda é um modelo de desenvolvimento socialista a ser seguido. Esta obra pretende acrescentar elementos de análise da Economia Política para mostrar a complexidade do capitalismo chinês para leitores interessados em aprofundar o conhecimento sobre o tema.

Resultado do trabalho coletivo de seis pesquisadores brasileiros e um chinês, o livro apresenta investigações criteriosas sobre a formação das classes sociais chinesas – o proletariado e a burguesia, suas contradições e conflitos internos, além do papel central do Partido Comunista nesta construção. São três eixos analíticos abordados: características do desenvolvimento econômico chinês; a formação das classes sociais pós-reforma; e a expansão global chinesa e a disputa tecnológica. Os autores das análises são Carlos Aguiar Medeiros, Esther Majerowicz (org.), Edemilson Paraná (org.), Hao Qi, Isabela Nogueira, Valéria Lopes Ribeiro e Virgínia Fontes.

A obra coletiva A China no Capitalismo Contemporâneo será lançada no seminário homônimo que será realizado na UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte nos dias 21, 22 e 23 de junho. As exposições começam às 19h e não há inscrição prévia para participação. Alunos da UFRN terão direito a certificado de presença.

Sobre os pesquisadores:

Carlos Aguiar de Medeiros - É professor titular do Instituto de Economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Suas principais áreas de ensino e pesquisa são: desenvolvimento econômico, distribuição de renda, crescimento econômico, tecnologia, e instituições e padrões de desenvolvimento. Possui pós-doutorado na Universidade de Cambridge (Reino Unido), doutorado em Economia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e mestrado em Engenharia da Produção UFRJ. Em 2011, foi premiado com o Award James Street Latin American Scholar, pela Association for Evolutionary Economics (AFEE). 

Edemilson Paraná (organizador) - É professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais da UFC (Universidade Federal do Ceará) e pesquisador bolsista de Produtividade em Pesquisa (Nível 2) do CNPq. Professor dos Programas de Pós-graduação em Sociologia da UFC e em Estudos Comparados sobre as Américas da UnB (Universidade de Brasília). É mestre e doutor em Sociologia pela UnB. Autor de publicações nas áreas de Economia Política, Sociologia Econômica e Teoria Social. É pesquisador-líder do Núcleo de Estudos em Economia, Tecnologia e Sociedade (NETS) da UFC. 

Esther Majerowicz (organizadora) - É professora adjunta do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Suas pesquisas versam sobre a inserção da China na economia global, a formação do mercado de trabalho chinês e a economia política internacional das tecnologias da informação e comunicação. Fez pós-doutorado em Economia na UFRN, possui Doutorado em Economia pela Université Paris 13 e Doutorado e Mestrado em Economia Política Internacional pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Economia Política do Desenvolvimento na UFRN.     

Hao Qi - É professor associado da Escola de Economia da Renmin University, Beijing. Possui PhD em economia pela University of Massachussetts, Amherst, e mestrado e graduação em Economia pela Renmin University. Suas áreas de pesquisa incluem economia política marxiana, economia do trabalho, distribuição, desigualdades e economia chinesa. Tem artigos publicados na Review of Radical Political EconomyCritical Asian StudiesInternational Review of Applied EconomicsScience & Society, dentre outras revistas internacionais e chinesas.

Isabela Nogueira - É professora adjunta do Instituto de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional e coordenadora do LabChina (Laboratório de Estudos em Economia Política da China), todos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Foi pesquisadora de pós-doutorado e docente do Instituto de Socioeconomia da Universidade de Genebra, professora visitante na Aalto University (Helsinki) e pesquisadora visitante na Tsinghua University (Beijing). Possui doutorado em economia pela UFRJ e mestrado em Ciência Política pela USP (Universidade de São Paulo).

Valéria Lopes Ribeiro - Professora adjunta do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (UFABC). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial (EPM/UFABC) e do Mestrado em Relações Internacionais (PRI/UFABC). Professora do Bacharelado em Relações Internacionais e do Bacharelado em Ciências Econômicas (UFABC). 

Virginia Fontes - Docente colaboradora na Pós-Graduação de História da UFF (Universidade Federal Fluminense) e professora da Escola Nacional Florestan Fernandes-MST. Pesquisa formas de dominação no capitalismo contemporâneo. Integra o NIEP-Marx/UFF. Coordena o Grupo de Trabalho e Orientação - GTO e coordena o ST História e Marxismo da ANPUH (Associação Nacional de História). Autora de "Reflexões Impertinentes (2ª edição, Mauad-X, 2022), de "O Brasil e o Capital-imperialismo - Teoria e História" (EPSJV/Ed. UFRJ, 2010) e coautora de "Hegemonia Burguesa na Educação Pública" (EPSJV, 2018). 

 

Confira a programação do seminário A China no Capitalismo Contemporâneo

21 de junho

19h – Abertura e lançamento do livro A China no Capitalismo Contemporâneo 

19h30 – Mesa 1:  "Caracterizações sobre o Desenvolvimento Econômico Chinês", com as exposições de Carlos Aguiar de Medeiros (UFRJ) e Edemilson Paraná (UFC).


22 de junho

19h -   Mesa 2: "A Formação das Classes Sociais na China Pós-Reformas", com as exposições de Esther Majerowicz (UFRN) e de Isabela Nogueira (UFRJ).

23 de junho

19h - Mesa 3: "A Expansão Global Chinesa e a Disputa Tecnológica", com as exposições de Valéria Ribeiro (UFABC) e Esther Majerowicz (UFRN)

 

Ficha técnica
A China no capitalismo contemporâneo

Organizadores: Esther Majerowicz e Edemilson Paraná

1ª Edição

Editora Expressão Popular
ISBN: 978-65-5891-063-3

376 páginas

Venda no site da Editora Expresssão Popular 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]