Com participação intensa nos debates, delegação do ADURN-Sindicato avalia positivamente o XVIII Encontro Nacional do PROIFES-Federação

Publicado em 16 de julho de 2022 às 18h26min

Tag(s): Encontro Nacional Encontro PROIFES PROIFES



Realizado entre os dias 12 e 14 de julho, em Natal/RN, o XVIII Encontro Nacional do PROIFES-Federação reuniu cerca de 120 docentes, representantes dos sindicatos federados de todas as regiões do país, em torno da discussão das ameaças à Educação Pública, das perspectivas sindicais e dos principais temas de interesse e reivindicações dos professores das universidades e institutos federais.

Com uma delegação composta por sete docentes eleitos e diversos professoras e professores observadores, da ativa e aposentados, o ADURN-Sindicato, anfitrião do evento, teve uma intensa participação nos debates de temas e propostas relacionadas à crise da sociedade brasileira e os reflexos nas instituições federais de ensino (IFES); ao Plano Nacional de Educação (PNE); à Educação, Direitos Humanos e diversidade; à valorização dos/as profissionais da educação; além da defesa da autonomia e a gestão democrática nas IFES e os desafios da construção de uma Nação Soberana e a atuação da Federação nesse processo.

O caderno de textos da 18ª edição do Encontro trouxe três contribuições do Rio Grande do Norte, sendo duas delas assinadas pelo presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão e uma pelo presidente interino do PROIFES-Federação Wellington  Duarte. Para Wellington, o evento foi um encontro de natureza histórica, “estamos diante de uma encruzilhada entre civilização e barbárie, e acredito que cumprimos o roteiro que foi pré-estabelecido, tratamos de vários temas com bastante debates, polêmicas, convergências e, dentro do espírito plural e democrático do PROIFES-Federação”, avaliou Duarte. 

Para a professora da Escola Agrícola de Jundiaí, Olga Espínola, que participou pela primeira vez do encontro, as discussões realizadas durante o evento foram muito proveitosas. A docente destacou a importância de trocar experiências, reflexões e anseios com professores e professoras de todo o país. “É importante estarmos juntos, unidos, unificando o nosso discurso, a nossa luta, para que assim a gente possa alcançar os nossos objetivos conjuntamente”, afirmou a docente.

Ao encerrar o encontro, a vice-presidenta do ADURN-Sindicato, Isaura Brandão, afirmou estar muito feliz e esperançosa em ver tantas pessoas jovens engajadas no Movimento Sindical.

Todas as propostas encaminhadas no XVIII Encontro Nacional do PROIFES-Federação foram levadas ao Conselho Deliberativo da Federação, que se reuniu na manhã da última sexta-feira (15).

A cobertura completa do encontro pode ser conferida no site: www.eventosadurn.org/

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]