Programação do Mês do Servidor tem esportes e palestras

Publicado em 14 de outubro de 2022 às 16h53min

Tag(s): Comemoração Servidores Federais



O Mês do Servidor 2022, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da UFRN, realiza, em sua terceira semana, atividades como passeio ciclístico, roda de conversa sobre climatério e menopausa, Olimpíadas dos Servidores e oficina de krav maga – defesa pessoal israelense. Em sua 11ª edição, a campanha aborda o tema Ressignificando o olhar para o corpo, a mente, o meio ambiente e o trabalho e oferece ações comemorativas ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro.

Para a segunda-feira, 17, está programada a ação Ressignificando o Self – Vivência para Trabalhar as Potencialidades do Eu, das 9h às 11h, no Instituto Internacional de Física (Sala de discussão I), com a instrutora Angélica Gil. No mesmo dia, no período da tarde, acontece o Passeio Ciclístico – Tour da UFRN, das 16h às 17h, com saída do estacionamento da Praça Cívica, próximo à Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS). A ação, voltada para ciclistas iniciantes, percorrerá as ciclovias da UFRN e conta com os participantes da oficina Aprendendo a andar de bicicleta – Turma para Adultos, do projeto Viver em Harmonia.

No dia seguinte, terça-feira, 18, a partir das 13h30, acontece a ação de interiorização na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs), em Currais Novos, com a realização do Jogo dos Riscos Psicossociais, conduzido pela psicóloga Anuska Alencar, do Sepa, a Gincana Ressignificando os Desafios, com Angélica Gil, psicóloga da DQVT/DAS, apresentação cultural e sorteio de brindes. 

Ainda na parte da tarde, das 14h às 16h, o Mês do Servidor promove a Roda de Conversa  Ressignificando o olhar sobre o Climatério e Menopausa: Uma abordagem multiprofissional. A ação será realizada no anfiteatro C do CCHLA, com a participação da médica da UFPB Cecília Braz Garcia, e a nutricionista da DAS/Progesp Keith Hellen Lira. 

Na noite da terça-feira, 18, está programada a abertura das Olimpíadas dos Servidores, que acontece no Campus Central, na pista de atletismo, das 18h30 às 21h, com as modalidades de 100m, 800m, 3.000m, revezamento 4x400m, salto em distância e arremesso de peso. As provas acontecem nas seguintes categorias: até 39 anos; de 40 a 59 anos; e acima de 60 anos. As Olimpíadas acontecem ainda na quarta-feira, 19, e quinta-feira, 20, no mesmo horário. 

A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da UFRN recebe na quarta-feira, 19, a partir das 8h, ação de interiorização com a realização do Jogo dos Riscos Psicossociais, conduzido pela psicóloga Anuska Alencar, do Sepa, a Gincana Ressignificado os Desafios, com Angélica Gil, psicóloga da Diretoria de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT/DAS), apresentação cultural e sorteio de brindes. E no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), também em Caicó, a ação será realizada no período da tarde, a partir das 13h30, com as mesmas atividades programadas.

A programação tem continuidade na quinta-feira, 20, com a Prática de Evacuação e de Combate a Princípios de Incêndio, das 9h às 11h, na Reitoria da UFRN, ministrada por Wagner Rodrigues e Equipe de Segurança de Trabalho (Divist/DAS). Às 9h acontece mais uma edição do Projeto Harmonias Sonoras e Ação de Sensibilização do Outubro Rosa, na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), com apresentação do Dueto de Cordas e presença da equipe da Divisão de Atenção à Saúde (Dasa/DAS). No período da tarde,das 14h às 16h, acontece a palestra Dia Mundial de Combate à Osteoporose – Conversando sobre conscientização da prevenção e riscos da doença, no Auditório A do Anfiteatro do CCET, apresentada pela médica-perita da DAS Tabata de Alcântara e pela nutricionista da DAS Carla Ionara Xavier da Silveira Cardoso. 

Ainda na parte da tarde, vai ocorrer o Workshop: Cores da sua Essência: A coloração pessoal na Imagem e Estilo – Turma 2, das 14h às 17h, no Auditório do Centro de Educação (CE), com a instrutora Emily Hypolito de Barros.

A semana de atividades do Mês do Servidor será encerrada na sexta-feira, 21, com a aplicação do Jogo dos Riscos Psicossociais x QVT para os servidores da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) da UFRN, das 9h às 11h, na sala 235 (Multiuso) da DAS. Também pela manhã está programada a ação Arte e Leitura na Praça, com a Instalação Artística Liberdade Poética: Solte seus pássaros e liberte uma poesia, das 9h às 17h, exposição dos quadros resultados da oficina de Lettering – Palavra Pintada, das 14h às 17h, inauguração da Gelateca, com o Círculo Poético, das 14h às 15h, e apresentação do Projeto Harmonias Sonoras, das 15h às 16h. Para essa ação foram convidados a equipe do Núcleo de Arte e Cultura e docentes dos cursos de Teatro e Letras. 

Outra atividade programada para a sexta-feira é a Oficina de Krav Maga – Defesa Pessoal Israelense, das 8h às 9h30, na sala de lutas do Ginásio 1, tendo como instrutor Bruno Felix Pimentel Vianna – formado pela Federação Sul Americana de Krav Maga. Vale destacar que a Krav Maga é a única arte reconhecida mundialmente como arte de defesa pessoal e não como arte marcial. O seu objetivo é ensinar qualquer pessoa, independente de idade, gênero ou preparo físico, a se defender.

No período da tarde, acontece mais uma edição do Diálogos Sustentáveis, com a temática Crise Climática: Justiça Social, Produção e Consumo Consciente, aberta à comunidade acadêmica e público em geral, às 15h30, com acesso pelo Google Meet. Veja aqui toda a programação do Mês do Servidor da UFRN.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]