Primeiro presidente derrotado a não falar após resultado, Bolsonaro continua calado

Publicado em 01 de novembro de 2022 às 10h58min

Tag(s): Democracia Eleições



Primeiro presidente derrotado a não se manifestar logo após o resultado oficial da eleição ser anunciado pelo Superior Tribunal Federal (TSE) desde 1989, quando foram realizadas as primeiras eleições após a ditadura militar (1964-1985), Jair Bolsonaro (PL) permanece em silêncio.

O resultado foi promulgado as 19h58 de domingo (30). Lula (PT) foi eleito para o terceiro mandato, com mais de 60 milhões de votos. Já Bolsonaro foi o primeiro presidente em exercício de mandato, com toda máquina pública a seu favor, a ser derrotado na disputa pela reeleição.

Segundo o colunista Lauro Jardim no jornal O Globo, Bolsonaro deve fazer um pronunciamento à Nação nesta terça-feira (1º). Pelo menos é isso que ele teria dito a ministros em conversas reservadas nesta segunda-feira (31). De acordo com o colunista, Bolsonaro se reuniu com os ministros da Economia, Paulo Guedes, da Casa Civil, Ciro Nogueira, das Comunicações, Fabio Faria, e das Relações Internacionais, Carlos França.

E fugindo da tradição, deve reconhecer o resultado tardiamente, mas fará críticas à atuação do poder Judiciário nestas eleições e não vai dar parabéns ao vencedor, Lula.

Não foi estipulado um prazo para que o pronunciamento ocorra. Contudo, foi feito um pedido para que o atual ocupante do Planalto se pronuncie ainda hoje, a fim de que "o país siga tranquilo o seu caminho."

Em 1989, quando o país também ficou dividido entre direita e esquerda, Lula se manifestou dois dias após a votação, quando 96,69% das urnas haviam sido apuradas. O sistema na época era de votação em papel e a contagem demorava mais.

Antes, quando as pesquisas de boca de urna do Datafolha indicavam vitória de Fernando Collor de Mello, o petista disse estar preparado para vitória ou derrota. A pesquisa do instituto indicava empate dentro da margem de erro, então de três pontos percentuais.

Fonte: CUT

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]