Diretora do ADURN-Sindicato recebe Comenda Jatobá no próximo dia 07 de dezembro

Publicado em 02 de dezembro de 2022 às 11h06min

Tag(s): ADURN Diretoria Homenagem



O Conselho Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Rio Grande do Norte vai homenagear a professora Mercês de Fátima dos Santos Silva, integrante do quadro de diretores do ADURN-Sindicato, com a Comenda Jatobá. O evento acontecerá na próxima quarta-feira (7), às 19h, no Hotel Praia Mar, no bairro de Ponta Negra - Natal/RN. A homenagem será dada à professora devido à sua atuação na Promoção da Igualdade Racial no Estado do Rio Grande do Norte.

A Comenda Jatobá recebe esse nome por causa da comunidade quilombola Jatobá, localizada na cidade de Patu, região do Oeste potiguar. E a ação tem como objetivo dar destaque à comunidade, além de trazer reconhecimento à população negra. "Eu sou uma militante na universidade, cientista social e sanitarista, para mim ciência e política se articulam, mas ser mulher negra e professora na academia, espaço de brancos e para brancos não é uma tarefa fácil, desencadear vários sofrimentos mental de ordem racial, de modo que precisei me moldar algumas vezes ao espaço, para continuar nele", afirmou a docente. 

A professora Mercês é formada em Ciências Sociais pela UFPE (2006); com Mestrado de Sociologia pela UFPE (2008-2010); cursou Licenciatura em Ciências Sociais pela UFPE (2009-2011) e tem Doutorado em Saúde Coletiva pela UNICAMP (2012), na qual desenvolveu a tese sobre Josué de Castro e a sua problemática sobre a fome no Brasil, que atinge maior parte da população negra. Atuou em ONG’s e na Fundação do Patrimônio Artístico Histórico e Cultural de Pernambuco (FUNDARPE). Em 2016, foi professora adjunta da Escola Multicampi de Ciências Médicas – EMCM/UFRN, onde fundou e ministrou a disciplina: Saúde da População Negra.

Em 2017, entrou como professora adjunta de Ciências Sociais e Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ministrando componentes curriculares nos Cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia; e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, ministrando a disciplina optativa Saúde da População Negra e desenvolvendo estudos a partir da relação étnica e raciais em saúde.

Atualmente Mercês é líder do “Grupo de Estudo e Pesquisa Equidade Racial em Saúde (GEERS), cadastrado no CNPq e Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos “Fome, Saúde e Sociedade” (NIPEFOS) da FACISA/UFRN. É também presidenta da Comissão de Verificação Étnica e Racial da UFRN e representante da FACISA/UFRN em comissões do Conselho Municipal de Saúde de Santa Cruz-RN.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]