I Feira de Livros do Coletivo de Sebos do RN consolida parceria entre livreiros e sebistas com apoio da Cooperativa Cultural

Publicado em 06 de dezembro de 2022 às 11h00min

Tag(s): ADURN Cooperativa Cultural Livros UFRN



Foto: Saiba Mais 

Entre os dias 05 e 09 de dezembro, o Centro de Convivência da UFRN sediará a I Feira de Livros do Coletivo de Sebos do RN, em parceria com a Livraria Cooperativa Cultural, ADURN – Sindicato, SICOOB RN e UFRN. A semana contará com 17 expositores, entre Sebos, Livrarias e Editoras independentes.

O evento consolida a união firmada entre livreiros e sebistas nas feiras de livros promovidas pela Cooperativa Cultural. Para Oreny Júnior, proprietário do Sebo Gajeiro Curió e idealizador da semana, ações como essas são sinônimos de fortalecimento cultural e social.

“Diante da negação ao acesso à cultura e de muitas barreiras, a saída é a união da categoria e levar a literatura até o estudante e o trabalhador, através de ações populares como essa”, defendeu Oreny.

Com uma bagagem de sete anos no mercado, ele contou que começou a sua trajetória virtualmente, através do site “Estante Virtual”, e só depois, montou a sua loja presencial.

“Meu processo aconteceu naturalmente. Em 2016, comecei apostando em uma biblioteca de autores potiguares, sempre divulgando o meu acervo em uma rede social. A partir daí, veio a ideia de criar uma página na Estante Virtual e só depois, abri o meu espaço presencial no mercado de Petrópolis”, relatou o Sebista.

Diferente de Oreny, a trajetória de Vera Gomes, proprietária do Sebo Catalivros, iniciou nas ruas do Alecrim, em Natal, na década de 1980. A Sebista revelou que a sua trajetória profissional iniciou ao conhecer o seu atual companheiro, Jácio Torres, com apenas 17 anos.

“O meu esposo herdou o sebo de um tio, localizado em frente ao Cinema São Luís, no Alecrim. Depois de alguns anos nos mudados, mas nunca saímos do seguimento. Hoje, nós temos três unidades, uma delas, administrada pelo nosso filho e localizada no Alecrim, onde começamos”, conta Vera.

A união da nova e da geração pioneira reafirma a necessidade em fortalecer esse mercado. Para Vera Gomes, as feiras de livros são espaços para atingir outros públicos, e garantir que novas pessoas tenham acesso às obras a valores populares.

“O livro tem o seu lugar e o seu papel, quando nós estamos nas feiras, percebemos uma movimentação muito interessante de pessoas que estão interessadas pelos títulos e fazem questão de tocar e conhecer os livros”, explicou Vera.

foto: divulgação

José Correia Torres Neto, Presidente da Cooperativa Cultural, afirma que apoiar eventos como esse é também estimular a cadeia produtiva do livro em resistência aos ataques sofridos pela cultura.

“Promovendo e apoiando atividades como essa, nós consolidamos a importância do livro impresso em um momento delicado de uma transição política-administrativa, se fazendo presente e atuante na resistência contra a desqualificação da ciência, conhecimento e cultura”, disse José Correia Torres, Presidente da Cooperativa.

Serviço:
O que: I Feira de Livros do Coletivo de Sebos do RN
Quando: De 05 a 09 de dezembro, das 8h às 18h
Onde: Centro de Convivência Djalma Marinho, UFRN

 

Fonte: portal Saiba Mais 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]