Comenda Jatobá é entregue à diretora do ADURN-Sindicato nesta quarta-feira (7)

Publicado em 08 de dezembro de 2022 às 11h42min

Tag(s): ADURN Diretoria Homenagem Rio Grande do Norte



Mercês é presidenta da Comissão de Verificação Étnica e Racial da UFRN e representante da FACISA/UFRN em comissões do Conselho Municipal de Saúde de Santa Cruz-RN

Em solenidade realizada na noite dessa quarta-feira (7), no Hotel Praiamar, em Ponta Negra - Natal/RN, a professora Mercês de Fátima dos Santos Silva foi agraciada com a entrega da Comenda Jatobá. Na ocasião, Mercês, que também integra o quadro de diretores do ADURN-Sindicato, recebeu a homenagem das mãos do vice-governador do estado do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, junto da presidenta da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do RN (CONSEPPIR/RN), Giselma Omilê. 

 

A Comenda Jatobá 2022 é um evento que faz alusão à comunidade quilobola Jatobá, em Patu, região do Oeste potiguar, e aconteceu em conjunto com a abertura da 5º edição da Conferência de Promoção da Igualdade Social. A proposta central dos dois eventos é promover debates, reflexões, encaminhamentos acerca do enfrentamento ao racismo e outros tipos de descriminação na sociedade, além de dar destaque às figuras que lutam contra qualquer tipo de preconceito e reforçam a valorização de todos os povos. 

A diretora e professora Mercês Santos recebeu a Comenda Jatobá na categoria de "Personalidades Negras", e durante o pronunciamento de sua homenagem foi destacada sua trajetória tanto como docente, quanto como militante por uma sociedade civil igualitária. Atualmente, a professora é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Equidade Racial em Saúde (GEERS), cadastrado no CNPq e Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos “Fome, Saúde e Sociedade” (NIPEFOS), além de compor o quadro de professores nos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia da FACISA/UFRN. 

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]