Professor da UFRN é homenageado no Seridó

Publicado em 17 de janeiro de 2023 às 10h51min

Tag(s): Homenagem UFRN



No dia 28 de dezembro foi entregue ao professor Departamento de Geologia da UFRN Marcos Antonio Leite do Nascimento, também coordenador científico do Seridó Geoparque Mundial da Unesco, o título de Cidadão Lagoanovense. O professor realizou um trabalho junto a municípios do Seridó, como Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos e Parelhas, no sentido de adequá-las às exigências da Unesco para inclusão na lista de Geoparques Mundiais. 

O projeto para transformar o Seridó em Geoparque Mundial da Unesco teve início em 2010, quando foi firmada uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o Serviço Geológico do Brasil, do Ministério de Minas e Energia, e realizado o inventário do patrimônio geológico da região. Desde então, o professor se envolveu em vários projetos de extensão promovidos pela UFRN, com a finalidade de incentivar a pesquisa acadêmica. 

Todas as cidades que fazem parte do Seridó Geoparque Mundial da Unesco foram beneficiadas com o impulsionamento do desenvolvimento territorial sustentável, baseado em conservação, educação e turismo, trazido pelo projeto que promoveu a região em um geoparque internacional em abril de 2022. 

Para um geoparque ter importância e ser reconhecido pela Unesco, ele precisa ter um patrimônio geológico de valor internacional. No caso do Seridó, essa é uma área geográfica única, que demonstra potencial para mineração e geologia, com formações rochosas antigas, que podem ter até dois bilhões de anos e paisagens com relevo que em alguns lugares chegam a ter mais de 20 milhões de anos.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]