GT pelo Enfrentamento ao Assédio Sexual apresenta resultados à Reitoria

Publicado em 25 de janeiro de 2023 às 10h07min

Tag(s): Assédio UFRN



 

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, recebeu integrantes do Grupo de Trabalho (GT) pelo Enfrentamento ao Assédio Sexual e Outras Violências de Gênero, na tarde dessa segunda-feira, 23, quando foi apresentada a versão preliminar do resultado da consulta pública sobre a temática. A pesquisa irá subsidiar ações de combate ao assédio sexual e outras violências de gênero na instituição.

A coordenadora do GT, Julliana Paiva, explicou que a consulta contou com 3.031 respostas e que foi possível traçar o perfil dos participantes, as ações institucionais desenvolvidas e a serem realizadas, os canais acionados, os principais tipos de violências relatadas, entre outros detalhes. A psicóloga considerou que a participação foi expressiva por parte das diversas categorias que compõem a instituição de ensino e que os resultados trouxeram importantes informações para conhecer as percepções e vivências sobre o assédio sexual e outras violências de gênero na sociedade e na instituição.

O reitor Daniel Diniz agradeceu o trabalho que vem sendo realizado pelo grupo de trabalho, visto que trará importantes contribuições para o aperfeiçoamento das ações da Universidade no enfrentamento às diversas violências. O gestor ainda destacou o caráter coletivo do trabalho que vem sendo desenvolvido, já que o GT é composto por representantes dos estudantes, técnicos e docentes, bem como por especialistas e pesquisadores da área. 

Com base no resultado da consulta, que em breve será disponibilizado para toda a comunidade acadêmica, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), junto às demais unidades que integram o GT, está elaborando iniciativas para prevenção, como campanhas informativas e capacitações; fortalecimento do acolhimento das vítimas; mapeamento e reformulação do fluxo de denúncia, apuração e responsabilização; entre outros aspectos.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]