Ceres e Universidade de Rondônia estabelecem parceria no Dia da Mulher

Publicado em 07 de março de 2023 às 14h49min

Tag(s): 08 de Março UFRN



Em comemoração ao Dia da Mulher, celebrado anualmente no dia 8 de março, o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) se juntou à Universidade Federal de Rondônia (Unir) com o objetivo de garantir apoio a uma ação voltada para a comunidade feminina. A parceria é fruto da colaboração com o projeto do Ceres intitulado Direito da saúde aplicado à mulher e vai permitir o desenvolvimento de ações voltadas à saúde da mulher tanto no Ceres quanto na Unir.

A primeira atividade dessa cooperação é o evento promovido pela Unir nesta quarta-feira, 8, nos turnos da manhã, tarde e noite, no espaço de vivência Murupi, localizado no Campus José Ribeiro Filho, da Fundação da Unir, em Porto Velho. A professora do Ceres e coordenadora do projeto de extensão Renata Oliveira explica que trata-se de uma ação transdisciplinar, a qual visa à maior eficácia da saúde da mulher nas esferas física e psíquica, considerada em todas as suas vulnerabilidades.

 

 

O evento contará com seis estações, cada uma com o seu objetivo. A primeira possuirá palestras com a temática Diversidade. A segunda estará com coletas de absorventes para doação. Já as estações três e quatro debaterão questões relacionadas às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A quinta abordará informações sobre câncer em mulheres. Para finalizar, a sexta estação apresenta o tema Mulher na ciência e leitura científica, com exposição de livros e apresentação musical.

Para Renata Oliveira, o conhecimento dos direitos das mulheres inerentes à saúde contribuem para que busquem a efetividade do seu bem-estar. “A parceria contribui para que as mulheres de Rondônia tenham acesso às ações de extensão desenvolvidas no Ceres, e, por sua vez, a Unir contribua para que nosso projeto de extensão atinja a sua principal meta: a divulgação dos direitos da saúde da mulher para o maior público possível”, aponta a docente.

A professora explica que a Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (Limusa), da Unir, buscou materiais didáticos a fim de serem utilizados no evento. De acordo com Renata Oliveira, um dos discentes do curso de Medicina da Unir teve acesso ao material desenvolvido pelo projeto e, após debate, foi possível fazer algumas adaptações do conteúdo que se destinava essencialmente para a região do Seridó do RN para a realidade de Rondônia.

Renata Oliveira revela os próximos passos da parceria entre as Universidades. “Pretendemos contar com o apoio do curso de Medicina da Unir para conhecimentos técnicos de medicina com o objetivo de elaborarmos uma terceira cartilha do projeto, voltada para os direitos das mulheres com doenças psíquicas e neurológicas”, informa.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]