Reajuste salarial: Governo apresenta contraproposta de de 9%

Publicado em 10 de março de 2023 às 17h00min

Tag(s): Proifes-Federação Reajuste Salarial Campanha Salarial



 

Nesta sexta-feira (10), foi realizada a terceira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente com o governo federal e entidades representativas dos servidores públicos, dentre elas o PROIFES-Federação, para apresentação de contraproposta de reajuste salarial.

O Secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação no Serviço Público, Sérgio Mendonça, apresentou a contraproposta de reajuste de 9% com início no mês de abril. Em relação aos auxílios, foi mantida a proposta de reajuste de 43,6 % no vale alimentação ,para os demais auxílios não houve proposta.

Sérgio Mendonça explicou ainda a tramitação do reajuste que não poderá ser realizado por meio de Medida Provisória. “ A proposta apresentada excede o limite financeiro previsto e o reajuste terá que ser encaminhado por meio de um projeto de lei a ser aprovado nas duas casas do Congresso Nacional, Câmara e Senado. Havendo acordo entre o executivo e as carreiras iremos trabalhar de forma ágil para que o reajuste já aconteça a partir de abril”, afirmou Sérgio Mendonça.

A proposta oficial será encaminhada pelo governo para que as entidades discutam com as bases o que foi apresentado. Na próxima semana, haverá nova reunião da mesa para encaminhamento da resposta apresentada pelos servidores.

“Reconhecemos o esforço do governo, mas saímos da reunião frustrados, uma vez que a proposta está distante do que foi reivindicado pelos servidores. Levando em consideração a proposta apresentada em fevereiro, não tivemos nenhum avanço considerável” afirmou o Secretário do PROIFES, professor Lúcio Vieira.

Com a nova proposta apresentada nesta sexta-feira, o Conselho Deliberativo do PROIFES irá se reunir neste sábado (11) para avaliação e encaminhamentos aos sindicatos federados.

Participaram da reunião, o secretário do PROIFES, Lúcio Vieira, o diretor tesoureiro, Flávio Silva, o diretor de assuntos jurídicos, Jailson dos Santos e Geovana Reis, participante do Conselho Deliberativo da entidade.

Na próxima segunda-feira (13), o Conselho de representantes do ADURN-Sindicato se reúne, às 16h, na sede do ADURN-Sindicato, para discutir a contraproposta apresentada hoje (10) pelo governo. A reunião é aberta aos demais docentes que desejarem participar da discussão e também pode ser acessada de forma remota através do link: https://meet.google.com/zze-hjao-ikp 

Veja abaixo a convocação:

CONVOCAÇÃO

Pelo presente edital, o Presidente do ADURN-Sindicato, cumprindo o disposto nos artigos 40 e 49, inciso XV, do Estatuto do ADURN-Sindicato, convoca a 44ª Reunião Ordinária do Conselho de Representantes, para o dia 13 de março de 2023, segunda-feira, às 16h na sede do ADURN-Sindicato e de forma híbrida através do link https://meet.google.com/zze-hjao-ikp, com a seguinte pauta:
1.    Informes;
2.    Avaliação da proposta de reajuste salarial apresentada pelo Governo na mesa nacional permanente de negociação.
3.    Reforma sindical.


Natal, 08 de março de 2023


Oswaldo Gomes Correa Negrão
Presidente do ADURN-Sindicato

 

*Com informações do PROIFES-Federação 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]