Huol-UFRN lança Programa de Qualidade de Vida no Trabalho com atividades alusivas ao Dia do Trabalho e ao Abril Verde

Publicado em 04 de maio de 2023 às 11h15min

Tag(s): Trabalhadores UFRN



Qualidade de vida, segundo a Organização Mundial da Saúde, é “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Promoção da saúde, conforme a Carta da Ottawa, “é o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde”.

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) surge a partir do conceito inicial de qualidade de vida, sendo expressada por meio do contexto organizacional e situações de trabalho que seus participantes constroem. Indica também o predomínio de experiências de bem-estar laboral, de reconhecimentos institucional e coletivo, de possibilidade de crescimento profissional e de respeito às características individuais.

Nesse contexto, os meses de abril e maio marcam a campanha de saúde e segurança laborais e o lançamento do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN/Ebserh). Por meio da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), a campanha intensifica ações de educação continuada organizadas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP). Também são feitas iniciativas nos âmbitos da Psicologia, como atendimento psicológico; rodas de conversas sobre saúde mental com os colaboradores, ampliando o janeiro branco para todo o ano; grupos de enfrentamento à ansiedade; grupos com as gestantes para discutir questões específicas desse período e seus direitos e deveres.

Nesse período,  educadores físicos realizam ações de sensibilização para despertar os hábitos de cuidados com o corpo por meio do acompanhamento de bioimpedância e ginástica laboral. Os profissionais também desenvolvem acompanhamento dos casos que necessitam de orientações mais precisas e monitoramento durante tempo maior. O programa conta ainda com nutricionista, que atenderá aos colaboradores, estabelecendo dietas sempre que necessário, além de divulgar planos alimentares e orientações saudáveis nas mídias do Huol.

O PQVT seguirá as orientações constantes na Política Nacional de Humanização, Saúde e Trabalho e na NR-32, que é direcionada aos profissionais da área da saúde, quanto às questões de saúde ocupacional e segurança no trabalho. Destaca-se uma maior sensibilização dos colaboradores quanto à importância da realização dos exames periódicos. Será integrado ao PQVT o Programa de Integração, que, em sua nova versão, estabelece para os novos admitidos uma mentoria, com suporte psicológico entre outros.

A Comissão de Humanização também contribuirá com o PQVT, principalmente nas questões relacionadas à valorização do trabalhador. Um Sistema Único de Saúde humanizado é aquele que reconhece o outro como legítimo cidadão de direitos, valorizando os diferentes sujeitos implicados no processo de produção da saúde: usuários, trabalhadores e gestores.

“Todos juntos pela saúde e segurança no trabalho” foi o tema do Abril Verde no Huol. “Integrar os colaboradores de todos os vínculos, por meio de práticas voltadas para melhorias individuais na saúde, no conhecimento e na percepção de pertencimento são os grandes objetivos do PQVT, que terá caráter continuado”, destaca João Alves de Souza, chefe da DivGP.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]