Nota do PROIFES Federação em repúdio às declarações do deputado Eduardo Bolsonaro

Publicado em 12 de julho de 2023 às 10h51min

Tag(s): Direitos Humanos Docentes Nota Proifes-Federação



O PROIFES Federação, por meio de seu Grupo de Trabalho (GT) em Direitos Humanos do PROIFES-Federação, repudia com veemência a declaração criminosa do deputado Eduardo Bolsonaro que, no domingo 09 de julho de 2023, comparou professores a traficantes.

As professoras e os professores das instituições de ensino brasileiras devem ser apoiados e valorizados, especialmente por parte dos parlamentares, e não de atacados e desqualificados como mentirosos. Mentiras e injúrias como esta precisam ser veementemente enfrentadas!

Não admitimos disseminação de inverdades, discurso de ódio e apologia ao uso de armas como modelo de nação! A educação é a principal ferramenta para o desenvolvimento de um país soberano e socialmente justo e as professoras e os professores do Brasil exercem cotidianamente um papel fundamental na defesa desses valores.

Para além de valorizar e defender quem diariamente enfrenta diversos desafios no ofício de educar, devemos nos unir em defesa da democracia, apoiando ações como a notícia-crime protocolada na PGR contra o referido parlamentar.

Clamamos aos Ministérios da Justiça, dos Direitos Humanos e da Educação que defendam professores e professoras, a educação e a promoção de uma sociedade menos desigual e defendemos a perda do mandato e a criminalização de sua fala frente às inverdades ditas.

 

Nilton Brandão
Presidente do PROIFES-Federação

Fernanda Castelano Rodrigues
Diretora de Direitos Humanos do PROIFES-Federação

 

Fonte: PROIFES-Federação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]