Servidores federais encerram segundo dia de mobilização por recomposição salarial

Publicado em 09 de novembro de 2023 às 14h58min

Tag(s): Campanha Salarial Reajuste Salarial Servidores Federais



Divulgação/Fonasefe
 
 
Servidores federais de diversos setores realizaram nesta quarta-feira (8) o segundo dia de mobilização nacional por recomposição salarial. Profissionais de carreira, entre eles, profissionais da educação no ensino superior e tecnológico, pararam para protestar contra a falta de agenda de negociação com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

A categoria aguarda resposta a um pedido de recomposição salarial desde o dia 2 de janeiro, logo após a posse do novo governo. Segundo as entidades representativas desses trabalhadores, um ofício foi protocolado no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), comandado pela ministra Esther Dwek.

Em julho, entregaram uma lista de medidas dos governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) que têm de ser revogadas nos órgãos. E em 29 de agosto, docentes e técnicos-administrativos da educação federal apresentaram propostas para reestruturação das carreiras. Entre as reivindicações dos servidores está a equiparação dos benefícios nos Legislativo, Judiciário e Executivo.

Segundo o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, somente esse ano já houve três cortes nos recursos da União Federal para a educação.

Governo não apresentou propostas em mesa de negociação

Além da questão salarial e de benefícios, os servidores têm na pauta a luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020), apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro.

Nessa terça-feira (7), o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) anunciou ter enviado ofício à ministra Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. No documento, a entidade manifestou repúdio à falta de proposta aos servidores na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) e também em mesas específicas já abertas.

A postura do governo, segundo o Fonacate, atrasa todos os calendários de negociação anteriormente divulgados. E também a abertura de mesas para dezenas de carreiras que aguardam esse espaço para encaminhamento de suas demandas.

Fonte: Rede Brasil Atual

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]