UFRN homenageia doadores de corpos para ensino e pesquisa

Publicado em 23 de novembro de 2023 às 11h28min

Tag(s): Ensino Homenagem Pesquisa UFRN



A solenidade em homenagem aos doadores de corpos para o ensino e pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi realizada na noite dessa quarta-feira, 22 de novembro, no Auditório Otto de Brito Guerra, localizado na Reitoria. O evento foi presidido pelo reitor em exercício, Henio Ferreira de Miranda, e contou com a participação das famílias dos doadores, estudantes dos cursos da saúde e biológicas, bem como docentes e servidores do Centro de Biociências (CB).

O Programa de Doação de Corpos (PDC) da UFRN teve a primeira doação voluntária à Universidade em 1983 e, em 2023, o PDC-UFRN completa 40 anos de atuação no Rio Grande do Norte. O programa conta, atualmente, com 304 doadores. Nesse sentido, a cerimônia tem o objetivo de homenagear os que doaram seus corpos em benefício do ensino e da ciência, bem como agradecer aos familiares e amigos dos doadores. 

Representando os familiares dos doadores, Núbia Maria da Silva contou que a decisão de doar o corpo do filho falecido ainda jovem surgiu como uma forma de perpetuar sua missão na terra, por meio da educação. “A gente sente carinho e respeito”, disse sobre o trabalho do PDC-UFRN.

“Com respeito e gratidão, a nossa comunidade universitária homenageia esses grandes seres humanos, que prestam enormes contribuições para o ensino, a pesquisa e a extensão universitária”, afirmou o reitor em exercício, Henio Miranda, ao destacar o cuidado que o PDC-UFRN tem com as peças anatômicas.

O coordenador do PDC-UFRN e vice-diretor do CB, Expedito Nascimento, falou sobre a importância da doação dos corpos para a formação de profissionais das áreas biológicas e da saúde, para o avanço das técnicas cirúrgicas e para a ciência. Na mesma perspectiva, o diretor do CB, Jeferson de Souza Cavalcante, agradeceu e parabenizou os familiares pelo ato de doar os corpos, em benefício da UFRN e do progresso da humanidade.

Além da entrega de placas aos familiares e amigos dos doadores, houve ainda uma homenagem à servidora aposentada Josefa Bento da Costa, pelos serviços prestados à disciplina de Anatomia Humana da UFRN.

 Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]