8 de Janeiro: diretor-geral da Câmara destaca a força da democracia e o papel dos servidores

Publicado em 08 de janeiro de 2024 às 16h41min

Tag(s): 8 de janeiro Democracia Manifestações golpistas



O diretor-geral da Câmara dos Deputados, Celso de Barros Correia Neto, disse em nota oficial que os atos antidemocráticos de 8 de janeiro mostraram a força institucional da democracia brasileira e o papel fundamental dos servidores e colaboradores da Casa, que participaram da defesa e da restauração dos espaços da Câmara dos Deputados, recintos da máxima expressão da democracia brasileira. Leia a nota na íntegra:

"Há um ano, alguns dos espaços mais simbólicos da democracia brasileira foram alvo de atos de depredação sem precedentes. O prédio principal da Câmara dos Deputados teve desfigurados ambientes históricos, que integram o patrimônio histórico e cultural do País. O Salão Verde, o Salão Negro, o Salão Branco, obras de arte, mobiliário, ambientes de trabalho e equipamentos desta Casa foram severamente danificados.

O lamentável episódio, no entanto, também mostrou a força institucional da democracia brasileira e o papel fundamental dos nossos servidores e colaboradores, que participaram da defesa e da restauração dos espaços da Câmara dos Deputados, recintos da máxima expressão da democracia brasileira.

Retomo as palavras do comunicado enviado em 10 de janeiro de 2023. O Plenário Ulysses Guimarães não foi tomado pelos invasores, os focos de incêndios foram controlados rapidamente, a limpeza e as estruturas foram imediatamente reestabelecidas graças ao compromisso, à dedicação e ao amor dos servidores e dos colaboradores que fazem esta Casa.

Hoje, quando relembramos a gravidade dos fatos e a sua importância histórica, precisamos registrar o nosso agradecimento a todas e todos pelo empenho, e reconhecer o inestimável valor do trabalho de cada brigadista, servente, restaurador, policial, vigilante, trabalhador da limpeza, profissional de TI, comunicação e demais profissionais do Poder Legislativo.

Nossa missão institucional é compromisso com a República. Nosso trabalho é escudo de proteção dos valores democráticos que nos definem como Nação."

Fonte: Agência Câmara de Notícias

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]