Docentes decidirão por deflagração ou não de greve na UFRN em plebiscito

Publicado em 09 de abril de 2024 às 19h41min

Tag(s): Assembleia Campanha Salarial Greve Plebiscito



Os professores e professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) serão chamados a participar de um plebiscito nos dias 15 e 16 de abril para se posicionar sobre a deflagração ou não de greve da categoria por tempo indeterminado, a partir do dia 22 de abril. A decisão foi tomada em assembleia realizada na tarde de hoje, 9, presencialmente, no auditório Otto de Brito Guerra, localizado na reitoria da UFRN, e de forma remota, através do Zoom. 

A plenária contou com a participação de mais de 250 docentes e para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, se apresentou como um espaço de debate democrático da categoria. “Foram mais de 2 horas de debate, em que foi assegurado o direito dos e das docentes, além de demais entidades que representam a comunidade acadêmica, de se manifestarem contra ou a favor da greve neste momento”.

Durante a sessão, os professores e professoras aprovaram a pergunta que seguirá no plebiscito, além de uma moção de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras terceirizados da UFRN (leia após a matéria).

Nesta quarta-feira, 10, o Conselho de Representantes do ADURN-Sindicato vai se reunir extraordinariamente para eleger a comissão que deve elaborar as normas para a realização do plebiscito. A utilização do plebiscito como instrumento de deliberação sobre Greve está no Estatuto da entidade, para garantir a ampla participação dos professores e professoras nesse processo decisório. Os detalhes acerca da consulta serão divulgados após a formação da comissão de plebiscito.

Veja aqui mais fotos da assembleia

Veja abaixo o calendário de mobilização:


Moção em apoio aos terceirizados da UFRN

Esta assembleia aprova uma moção em apoio à luta dos terceirizados da UFRN, o atendimento imediato de todas as suas demandas pela reitoria e pela D&L, Criart e Servite, e nenhuma demissão.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]