UFRN participa de audiência com Presidência da República

Publicado em 12 de abril de 2024 às 10h18min

Tag(s): Andifes Orçamento UFRN Universidades Federais



A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) participou de audiência com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, quando foram tratados diversos assuntos, como a recomposição orçamentária das universidades, a assistência estudantil e a valorização dos servidores técnicos-administrativos e docentes. O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz Melo, esteve no encontro, que aconteceu na noite dessa quinta-feira, 11, no Palácio do Planalto, em Brasília-DF, e contou com as participações do ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, e da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck.

O reitor Daniel Diniz destacou a ocasião como um relevante espaço de diálogo entre as Universidades Federais e a Presidência da República, quando os dirigentes das instituições federais de ensino superior (Ifes) tiveram a oportunidade de apresentar as principais contribuições do ensino superior público para o país, bem como as necessidades mais urgentes. “O espaço de diálogo demonstra a importância que as universidades têm para o desenvolvimento do Brasil. Temos esperança de, muito em breve, poder implementar as diversas demandas que foram colocadas durante a audiência”, contou o gestor.

Além de destacar a recomposição do orçamento de 2024 e os encaminhamentos para o orçamento 2025; a valorização dos servidores técnicos-administrativos em educação e docentes; e a assistência estudantil; a Andifes também abordou temas como a transformação do CEFET-RJ e do CEFET-MG em universidades tecnológicas; a autonomia universitária e nomeação de reitoras e reitores; a defesa da democracia; a ampliação das rádios e TV’s universitárias em parceria com a SECOM/PR e EBC; e o PAC das Universidades.

Nesse sentido, os encaminhamentos definidos foram a busca de acordo, por parte do governo, com os sindicatos de servidores técnicos e docentes para a valorização das carreiras; o lançamento do PAC da educação em breve; e o agendamento de reunião entre a Andifes, o MEC e a área econômica do governo para tratar do orçamento das universidades federais.

Participaram da audiência a presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB); os vice-presidentes da Andifes, reitor José Daniel Diniz (UFRN), reitora Lucia Pellanda (UFCSPA), reitor Sylvio Mário Puga (UFAM) e reitor Valder Steffen (UFU); a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela; o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil; o secretário-executivo adjunto do MEC, Gregório Griza; e a secretária-executiva da Andifes, Lívia Leite.

Assistência estudantil

Junto à Diretoria da Andifes e ao coordenador do Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantil (Fonaprace), Sandro Ferreira (UFSB), ainda na tarde da quinta-feira, 11, no Senado Federal, o reitor Daniel Diniz participou de reunião com o senador Alan Rick (União-Acre), relator do Projeto de Lei (PL) da Assistência Estudantil. Na ocasião, a Andifes fez sugestões para aprimorar o texto, com o intuito de agilizar a aprovação da matéria no Senado. Para a entidade representativa dos reitores, a iniciativa é uma “conquista fundamental para os nossos estudantes de graduação e pós-graduação depois de uma luta histórica”.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]