Andifes discute pautas prioritárias para as universidades federais com presidente Lula

Publicado em 12 de abril de 2024 às 15h22min

Tag(s): Andifes Orçamento UFRN Universidades Federais



Andifes apresenta pautas das universidades federais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto
Crédito: Ricardo Stukert – Presidência da República

 

A audiência, que durou mais de duas horas, teve a participação dos ministros Camilo Santana, da Educação (MEC), e da ministra Esther Dweck, da pasta da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Entre alguns pontos tratados, destaca-se o agendamento de reunião entre a Andifes, o MEC e a área econômica do Governo para tratar do orçamento das universidades federais, com data ainda ser definida. Outro acordo fechado foi a busca de um acordo, por parte do Governo, com os sindicatos de servidores técnicos e docentes para a valorização da carreira.

Representando as reitoras e os reitores das instituições, a presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), reforçou a necessidade da recomposição do orçamento ainda para este ano. A reitora adiantou a necessidade orçamentária das universidades federais do próximo ano e defendeu, com veemência, a importância de financiamento crescente e permanente das instituições, que representam um braço estratégico para o desenvolvimento social e econômico do Brasil em benefício de toda população brasileira.

 

Andifes entrega pautas das universidades federais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto
Crédito: Ricardo Stukert – Presidência da República

 

A diretoria da Andifes defendeu a importância de valorização dos servidores técnicos-administrativos em educação e docentes; assistência estudantil; a transformação dos centros Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET-RJ) e de Minas Gerais (CEFET-MG) em universidades tecnológicas. Também destacou, nesse contexto, a autonomia das universidades federais seguindo o exemplo das universidades de São Paulo, onde há estabilidade orçamentária anual, além da garantia constitucional na nomeação de reitoras e reitores.

 

Encontro da Andifes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto
Crédito: Ricardo Stukert – Presidência da República

 

Outros pontos discutidos com o presidente Lula foram o andamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Universidades, a ser divulgado em breve, a importância da democracia para o avanço do Brasil e a ampliação das rádios e TV’s universitárias, em parceria entre a Secretaria de Comunicação (SECOM/PR) e EBC.

 

Presidente Lula e presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB)
Crédito: Ricardo Stukert – Presidência da República

 

“Discutimos sobre vários temas relacionados às universidades e os CEFETs e sobre a reconstrução do País”, resumiu a presidente da Andifes.

A vice-presidente da Andifes, reitora Lucia Pellanda (UFCSPA), lembrou que a entidade destacou ainda importância das universidades federais para o desenvolvimento do País, para o combate à fome e à circulação de notícias falsas (fake news).

Na avaliação do vice-presidente da Andifes, reitor Valder Steffen (UFU), o presidente Lula se mostrou sensível à pauta das universidades federais, expressando reconhecimento ao papel das universidades na recuperação da ciência, tecnologia e inovação. “Sentimos total abertura para discussão de todas as nossas pautas e percebemos uma sinceridade muito grande e compromisso conosco, com os estudantes e com a juventude brasileira”, concluiu o reitor.

Participaram do encontro, os vice-presidentes da Andifes, reitor José Daniel Diniz (UFRN) e o reitor Sylvio Mário Puga (UFAM), a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, o secretário de Educação Superior (Sesu/MEC), Alexandre Brasil, o secretário-executivo adjunto do MEC, Gregório Griza, e a secretária-executiva da Andifes, Lívia Leite.

Fonte: Andifes

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]