ADURN-Sindicato institui comissão para organizar debates sobre Carga Horária Docente

Publicado em 29 de abril de 2025 às 13h37min

Tag(s): ADURN-Sindicato Carga Horária Docente Conselho de Representantes



Na tarde da última sexta-feira (25), o Conselho de Representantes (CR) do ADURN-Sindicato se reuniu na sede da entidade para debater a minuta de resolução que dispõe sobre regimes de trabalho, atividades docentes e distribuição de carga horária dos professores e professoras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mais cedo, membros da diretoria do sindicato já haviam se reunido com a pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFRN, Mirian Dantas, para questionar a gestora a respeito do não cumprimento dos ajustes no documento propostos em reuniões anteriores.

Durante a reunião do CR, membros do conselho e dirigentes do ADURN-Sindicato convergiram quanto à necessidade de cancelamento da consulta pública, que estava prevista para ser concluída no próximo dia 30. Para os docentes, a suspensão se faz necessária pois, como ressaltado pela diretoria do sindicato em nota publicada no dia 24 de abril, há a necessidade de uma ampla discussão com a categoria, uma vez que a proposta trata de uma questão central ao fazer docente: sua jornada de trabalho.

Para dar encaminhamento aos debates com a categoria no campus central e no interior do estado, o Conselho de Representantes elegeu dois docentes para compor uma comissão: Isabelle Mendes (Escola de Saúde) e Thales Penha (Departamento de Economia). O professor Douglas Araújo (Instituto Humanitas) ficou na suplência. Outros dois nomes para compor a comissão serão indicados ainda esta semana pela diretoria do ADURN-Sindicato.

“O objetivo é discutir e construir uma Resolução de Carga Horária Docente que contemple a percepção e a compreensão da categoria a respeito de algo que é central na nossa vida. Então, a expectativa é que essa comissão construa uma agenda de trabalho, passando pelos pelos centros, pelas unidades acadêmicas, discutindo com a base a questão da carga horária docente numa atividade junto com a diretoria e com o Conselho de Representantes do Sindicato e que, ao final disso, a gente apresente esse compilado de sugestões para a base, para então entregar esse documento à gestão universitária, para que o Consep possa então fazer a sua aprovação”, afirmou o secretário do ADURN-Sindicato, Dimitri Taurino.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]