ADURN-Sindicato lamenta falecimento da professora aposentada da UFRN Maria Angelica Furtado da Cunha

Publicado em 19 de maio de 2025 às 11h03min

Tag(s): Nota de Falecimento



Com muita tristeza, o ADURN-Sindicato recebeu a informação sobre a morte da docente aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Maria Angelica Furtado da Cunha, aos 73 anos. A professora entrou na universidade em 1979 e no mesmo ano tornou-se sindicalizada ao ADURN-Sindicato. Era bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Lingüística pela Universidade de Brasília (UNB), doutora na mesma área pela UFRJ, com pós-doutorado pela University of California, Santa Barbara, e pela Universidade Federal de Fluminense (UFF). 

Maria Angelica teve uma vasta trajetória no campo da linguística, atuando fortemente nos temas de gramaticalização, transitividade, gramática de construções, estrutura argumental e ensino de gramática. Era fluente na língua inglesa, espanhola e francesa; passagem por diversos eventos  atividades acadêmicas, orientou inúmeros estudantes e participou de mais de cem bancas de avaliação acadêmica. "A professoa Angelica contribuiu em demasia para a construção - e evolução - do estudo aprofundado da linguística dentro da universidade. Transformando, desse modo, a maneira que essa área é enxergada pelos alunos e pela comunidade universitária como um todo", destacou o presidente do sindicato Oswaldo Negrão. 

Para quem desejar prestar a última homenagem à docente, o velório está acontecendo no cemitério Morada da Paz, em Amaús, na sala de velório 2. A cerimônia de cremação acontecerá na tarde desta segunda-feira (19), às 13h, na mesma localização. O quadro de diretores(as) do ADURN-Sindicato lamenta a perda de Maria Angelica Furtado da Cunha, e presta condolências aos familiares e amigos da docente neste momento de dor e saudade. 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 • contato@adurn.org.br