A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 11 de setembro de 2025 às 22h58min
Tag(s): Reforma Administrativa
Na tarde desta quinta-feira (11), a Reforma Administrativa foi tema de audiência pública na Câmara dos Vereadores de Natal. A atividade foi uma solicitação do ADURN-Sindicato, atendida pelo vereador Daniel Valença (PT), que preside a Frente Parlamentar em Defesa das Servidoras, dos Servidores e dos Serviços Públicos do Município de Natal.
Durante a atividade, o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, apresentou dados relevantes acerca do funcionalismo público no país, resgatou as reformas realizadas por governos anteriores e apontou os desafios e potências desses trabalhadores.
"A Reforma Administrativa é um processo de desmonte do serviço público e de todas as políticas públicas que estão baseadas na seguridade social, na educação pública, na segurança pública, e na saúde. Por isso, nós precisamos fazer esses debates tanto no âmbito municipal, assim como no estadual e no federal", afirmou Negrão.
Para o vereador Daniel Valença (PT), o tema é fundamental pois mexe na "espinha dorsal" do serviço público, o servidor. "A gente não tem a menor dúvida de que a proposta é precarizar as condições de trabalho, salarial, a estabilidade (...)", disse. Daniel citou como exemplo o que ocorreu nas eleições municipais na cidade de Natal em 2024, quando ocorreram práticas de assédio eleitoral com trabalhadores e trabalhadoras terceirizados.
Presente à audiência, o presidente do PROIFES-Federação, Wellington Duarte, explicou que a entidade está orientado os seus sindicatos federados a realizarem debates semelhantes em todo o país. Para ele, é fundamental informar aos servidores públicos e à população em geral os problemas decorrentes dessa possível Reforma Administrativa. "O PROIFES está firme nesta luta", destacou.
Além do ADURN-Sindicato, estiveram na mesa representantes das centrais sindicais CUT, CTB, CSP-Conlutas, e Intersindical.
Veja mais fotos da atividade aqui. Para acessar a apresentação do presidente do ADURN-Sindicato sobre a Reforma Administrativa clique aqui.
A audiência pública está disponível na íntegra no canal do YouTube da Câmara dos Vereadores de Natal, assista abaixo: