Reforma Administrativa: ADURN-Sindicato inicia interiorização de debates na cidade de Santa Cruz

Publicado em 11 de novembro de 2025 às 12h45min

Tag(s): ADURN-Sindicato Audiência Pública Reforma Administrativa



 

Na noite da última segunda-feira, dia 10 de novembro, o ADURN-Sindicato participou da audiência pública sobre a proposta de Reforma Administrativa na Câmara de Vereadores do município de Santa Cruz. A ocasião contou com a presença do presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, das diretoras Vilma Vitor e Gilka Pimentel e do secretário-geral Dimitri Taurino. 

O momento foi articulado pelo sindicato com a direção do PCdoB da cidade, juntamente de entidades como CTB Potiguar, PT/RN, SINTE/RN, DCE/UFRN, ATENS/UFRN e Sindsaúde/RN. O vereador propositor do debate na casa foi Nelson Neto (PV). Além disso, o deputado federal Fernando Mineiro (PT) e a deputada estadual Divaneide Basílio (PT) presidiram a mesa junto ao presidente do PCdoB de Santa Cruz, Valdo Teodósio. 

Em seu discurso, Oswaldo Negrão frisou a necessidade de um debate qualificado sobre o tema e exemplificou quais setores serão afetados caso o documento seja aprovado. Ademais, o dirigente alertou: “Não se salva ninguém se essa reforma passar do jeito que está! Perdem os trabalhadores, mas perdem também os gestores, e isso nós precisamos falar para prefeitas e prefeitos que estão comprometidos com o desenvolvimento social e econômico dos seus municípios”.     

Durante as intervenções da plateia, o secretário-geral do ADURN-Sindicato Dimitri Taurino chamou a atenção para os parlamentares que assinaram o documento, e ainda sugeriu um encaminhamento: “Seria interessante fazermos uma Carta de Santa Cruz com assinaturas dos mandatos e das entidades presentes aqui a fim de entregarmos tanto ao deputado General Girão, quanto ao deputado João Maia. Mas, sobretudo, pensando no nosso pacto federativo, fazermos essa entrega aos nossos deputados estaduais”. 

Além disso, em sua intervenção, a diretora da entidade, Gilka Pimentel, propôs que o movimento contra a reforma adote a frase ‘A proposta melhora ou piora o serviço público?’ como mote da luta coletiva, e ainda pontuou: “Qualquer documento que possa sair a partir deste momento, ele precisa ser didático e simples!”. 

A atividade que aconteceu na mesorregião do agreste potiguar inaugurou a agenda de debates a serem realizados no interior do estado do Rio Grande do Norte. “E estas discussões são - conjuntamente - propostas e organizadas pelo ADURN-Sindicato com outras entidades representativas com o objetivo de qualificar o diálogo sobre a PEC 38/2025 e fortalecer a luta contra a destruição do serviço público brasileiro”, avaliou Oswaldo Negrão acerca dos encontros.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]